Comparação da incidência de tuberculose em microárea de Belém e diferentes realidades

Aluízio Augusto Pereira Semblano, Camilla Corrêa Neri, Danilo Gouveia Gabriel, Juliana Moraes Dias

Resumo


Introdução: Tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, e juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, abrange 80% dos casos mundiais da doença. Estima-se que, cerca de um terço da população mundial, esteja infectada com o Mycobacterium tuberculosis, estando sob risco de desenvolver a enfermidade. Portanto, indaga-se se a incidência na microárea é compatível com dados do resto do Brasil.

Objetivos: Realizar levantamento epidemiológico da tuberculose e comparar os valores de incidência de na microárea 7 do bairro do Tenoné, em Belém, no estado do Pará, com a incidência total da tuberculose no Pará, região norte e no Brasil, como um todo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma revisão sistemática de artigos dos bancos de dados virtuais- LILACS, SCIELO, DATASUS, livros e periódicos, publicados entre 2005 e 2013 bem como o manuseio das fichas de consolidação de dados da Unidade Básica de Saúde do Bairro Tenoné

Resultados: A partir dos dados obtidos através do DATASUS, constatou-se que a incidência de tuberculose em 2011, último ano com os dados consolidados e devidamente registrados, no sistema, foi de 36 casos a cada 100.000 habitantes, enquanto na região norte observou-se 45,2 casos a cada 100.000 habitantes e especificamente no Pará o 95,1 para cada 100.000 habitantes. Já na microárea 7 da Unidade Saúde da Família do Bairro do Tenoné, em Belém- Pará, de acordo com os dados coletados nas fichas de consolidação este foi de 142, 45 a cada 100.000 habitantes.

Conclusão ou Hipóteses: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, que está inserida na sociedade há muito tempo e mesmo que já haja vacina para combatê-la e programas do Ministério da Saúde, a mesma ainda tem altas incidências em todo Brasil. O estudo demonstra que a incidência de tuberculose na microárea em estudo possui incidência superior aos valores do estado do Pará, região norte e do Brasil como um todo.




Palavras-chave


Tuberculose; Pará; Bairro Tenoné

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.