Doença de Jorge Lobo (lacaziose) entre ribeirinhos da Região Amazônica

Roberta Araújo Santana Pereira Mendonça, José Soares do Nascimento, Ana Elisa Vieira Fernandes Silva, Luã Guerra Moreira

Resumo


Introdução: A Doença de Jorge Lobo é uma infecção granulomatosa crônica que afeta homens e algumas espécies de golfinhos, causada pelo fungo Lacazia loboi. A micose é prevalente na região amazônica, principalmente entre a população ribeirinha, e não possui tratamento satisfatório. Cabe aos médicos das unidades de saúde das populações alvo a sua identificação, devido à escassez de especialistas nestas regiões.

Objetivos: O presente estudo consiste em uma revisão sistemática que visa a ampliação do conhecimento sobre a lacaziose, doença pouco divulgada e que apresenta um número crescente de casos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Revisão sistemática da literatura foi realizada em base de dados eletrônica (Bireme, Medline/PubMed, Scielo, Lilacs) para identificar artigos relevantes, publicados entre 1999 e 2012, utilizando as estratégias de busca: “Lobomicose” e “Lacazia”. Foram incluídos trabalhos que abordam os aspectos clínicos da infecção, como diagnóstico, prognóstico, etiologia e terapia, bem como suas manifestações. Pesquisas em animais e em linhagens celulares foram excluídas.

Resultados: Existe uma limitação metodológica devido à escassez de pesquisas disponíveis na literatura. A partir da análise de 88 artigos e resumos, foram selecionados 22 de forma criteriosa, os quais apresentam, em diferentes casos clínicos, aspectos importantes e que são conhecidos sobre a doença.

Conclusão ou Hipóteses: A lobomicose é uma infecção pouco explorada, não são conhecidos os mecanismos de transmissão e de agressão, a abordagem terapêutica satisfatória e a forma de cultivo do agente. A doença também já foi registrada nos Estados Unidos, África e Europa. Por isso, a importância de novas pesquisas para ampliação do conhecimento sobre a infecção, para desenvolver novos métodos diagnósticos e de tratamento.




Palavras-chave


Lobomicose.; Lacazia.; Micoses

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.