Análise da efetividade do programa hiperdia em UBS em Santarém, Pará

Raíssa da Fonseca ramos de Queiroz, Natália da Fonseca Ramos de Queiroz

Resumo


Introdução: Surgido em 04 de março de 2002, o sistema de cadastramento e acompanhamento dos portadores de Hipertensão Arterial (HAS) e Diabetes Melitus (DM), HIPERDIA, que integra o Plano de Reorganização da atenção à HAS e à DM estabeleceu metas e diretrizes para ampliar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento através da reorganização da atenção à saúde, nas unidades básicas dos Serviços de Saúde/SUS.

Objetivos: Avaliar a efetividade das estratégias do programa Hiperdia da Unidade de Saúde do bairro do Maracanã na periferia de Santarém-Pará, correlacionando as variáveis sexo, idade, pressao arterial (PA), glicemia de jejum e quantidade de medicamentos em uso, com frequencia de comparecimento nas consultas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo-analítico, retrospectivo e documental. Os dados foram obtidos por meio de consulta a 60 prontuários de usuários acompanhados pelo programa HiperDia na Unidade Básica de Saúde do bairro do Maracanã, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2008. aplicou-se uma ficha padronizada para a coleta dos critérios de interesse do estudo. Na análise dos dados foram aplicados testes estatísticos (Qui-Quadrado), Anova e Cochran).

Resultados: Predominio do sexo feminino,65% de casos.40% tinham 51 a 65 anos,faixa etária majoritária.HAS foi diagnosticada em 76%,aliada à DM em 8,3%.Na maioria das medidas,todos diabéticos apresentaram glicemia acima do normal para diabéticos em tratamento,que é de 130mg/dl.Não foi significativa variação da PA ligada ao comparecimento à UBS.Níveis de PA relacionados à faixa etária,mostram que média dos pacientes até 65 anos foi 131/76mmHg.Em idade superior a 65 anos,a média foi 143/80 mmHg.Adesão ao tratamento (comparecimento à UBS ) não teve resultados significativamente melhores, pois pacientes assíduos e faltosos apresentaram níveis glicêmicos de jejum igualmente altos,superior a 209mg/dl.

Conclusão ou Hipóteses: A efetividade do Programa Hiperdia está diminuída no bairro maracanã, já que a frequencia de comparecimento na UBS não influenciou significativamente o controle ou regressão das enfermidades. Pacientes faltosos e assíduos evoluíram de maneira semelhante. Não foi verificada melhora substancial ao longo dos 36 meses considerados, pois permaneceram elevados os níveis de glicemia e pressão arterial.


Palavras-chave


SUS; Prevenção; Hiperdia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.