Explorando o perfil dos consumidores de tabaco em uma comunidade periférica

Marise Soares Almeida, Mileny Sousa Onofre, Moiziara Xavier Bezerra, Ingrid Caroline da Costa Vitorino

Resumo


Introdução: O tabagismo é apontado como uma pandemia destaca-se pela magnitude dos agravos que provoca. O cenário atual revela alta frequência de dependência do tabagismo em ambos os sexos, elevando as taxas de morbimortalidade. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes e por ano 5,4 milhões de pessoas morrem devido o efeito do tabaco.

Objetivos: Traçar o perfil dos usuários de tabaco de uma comunidade em Natal, visando subsidiar o planejamento das ações pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família locais no enfrentamento das necessidades de saúde da população adstrita.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado no intervalo dos dias 01 e 30 de outubro de 2012 no Bairro Nordeste, Natal/ RN. Os dados foram coletados por meio de um questionário individual e analisados através da bioestatística descritiva. Utilizamos como parâmetros de análise as frequências simples das variáveis: gênero, idade, tempo de uso do cigarro segundo a dimensão territorial.

Resultados: Analisados os questionários de quatro áreas (azul, amarela, verde e vermelha), da Unidade de Saúde da Família do Bairro Nordeste, Natal/RN, totalizamos 411 fumantes, distribuídos na faixa etária entre 10 anos e mais de 70 anos de idade, o tempo de uso do tabaco variou de 1 a 50 anos. A distribuição dos fumantes segundo o gênero das áreas foram 210,84 homens e 200,16 mulheres. De acordo com a classificação dos fumantes por idade, a faixa etária predominante foi entre 40 a 59 anos. Quanto a distribuição por tempo de uso do cigarro, os dados apontam que a maioria dos entrevistados já fumam entre 1 e 10 anos.

Conclusão ou Hipóteses: Observamos 411 fumantes, foi perceptível o equilíbrio entre os fumantes do gênero feminino e masculino. Os resultados também revelam que os entrevistados em sua maioria começam a fumar na fase economicamente ativa da vida. Esta pesquisa expressa alguns hábitos presentes no território, assim como a possibilidade de elaborar planos de ação para superar o desafio do uso do tabaco.




Palavras-chave


Perfil; Consumo; Tabaco

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.