Análise dos fatores de risco cardiovascular em adolescentes de uma escola pública

Herick Cafesaque de Araújo, David Pereira de Mello, Carla Cristina Alvarez Serrão, Pedro Sávio Macêdo de Almeida, Thaynara Luize das Mercês

Resumo


Introdução: Evidências atuais mostram que o processo ateroesclerótico tem inicio na infância, sendo sua gravidade diretamente proporcional ao número de fatores de risco apresentados e progredindo com a idade, razão pela qual acredita-se que a prevenção primária das doenças cardiovasculares deve iniciar na infância pelo processo de promoção da saúde cardiovascular e da prática regular de atividade física.

Objetivos: Analisar os fatores de risco cardiovascular em adolescentes entre 14 – 18 anos de uma escola pública de Belém.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O estudo é do tipo quantitativo, experimental e aleatório. A amostragem foi composta de 112 estudantes, sendo 43 do sexo masculino e 69 do sexo feminino, com faixa etária entre 14 – 18 anos matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Constant. Foram analisados o peso, a altura, a relação cintura/quadril, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e aplicado questionário para análise dos fatores de risco cardiovascular. Para avaliar a tendência de risco cardiovascular na amostra foi aplicado o teste do Qui-Quadrado e para avaliar a distribuição de fatores de risco entre os sexos foi aplicado o método não paramétrico do tipo descritivo e inferêncial.

Resultados: A média da Pressão arterial masculina foi de 114:78 mm/Hg e a feminina de 110:90 mm/Hg; os valores de ICQ no sexo masculino 0,85, enquanto no feminino 0,80. A idade média de início dos estudantes ao hábito de fumar foi de 13 anos e a freqüência de fumantes foi de 7,2% e que faziam uso diário. Na investigação dos riscos cardiovasculares, quando questionados se seus pais ou irmãos tinham algum problema cardiovascular a prevalência em Pais (20.5%) e Mães (26.8%). O consumo de bebida alcoólica para mais de 8 doses semanais teve predomínio masculino.Quanto a atividade física 28,6% são sedentários e apenas 7,1% se enquadra na quantidade ideal realizando o que seria de 3 vezes ou mais na semana.

Conclusão ou Hipóteses: Os fatores sedentarismo, hábito de fumar, consumo de bebida alcoólica e a existência de problemas cardiovasculares em seus progenitores devem ser considerados. Diante dessa afirmativa observa-se a necessidade de um maior esclarecimento à população quanto a gravidade dos fatores analisados. Faz-se necessário ressaltar as ações de promoção da saúde, relacionadas com mudanças de estilo de vida.


Palavras-chave


Adolescentes; Escola Pública; Riscos Cardiovasculares

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.