Análise dos processos de metilfenidato do estado do Ceará

Alan Silva Martins, Mariana Tajra Castello Branco, Igor Emerson de Oliveira Sá, Nívia Tavares Pessoa, Marta Maria de França Fonteles

Resumo


Introdução: O Metilfenidato, utilizado no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é largamente prescrito no Brasil sob vários nomes comerciais. Além da dose, o que diferencia o Concerta da Ritalina é a sua forma de liberação lenta no organismo, sendo administrado apenas uma vez ao dia, tornando-se mais eficaz, por diminuir o risco de abuso e facilitar a adesão terapêutica.

Objetivos: Analisar os processos de solicitação do Metilfenidato na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado do Ceará (COASF), descrevendo o perfil dos pacientes, bem como o tratamento medicamentoso e as informações contidas nas prescrições.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Através de formulário estruturado, analisamos processos de solicitação do Metilfenidato na COASF no período de 2007 a 2012, descrevendo o perfil dos pacientes e informações acerca da farmacoterapia proposta (aspectos relacionados à indicação e prescrição). Os dados foram organizados em programa Excel®, tabulados e distribuídos no formato de frequência. Foi garantido o anonimato dos pacientes e sigilo das informações contidas nos processos.

Resultados: O número de processos encaminhados à COASF foi crescente. Em 2009 (n=6); 2010 (n= 16); 2011 (n=20); até maio de 2012 (n=15). Dentre os processos analisados (n=51), 46 foram administrativos e 11 judiciais. Quanto ao perfil dos pacientes que solicitaram o metilfenidato, a maioria eram crianças e adolescentes, com maior prevalência do sexo masculino (n=46). O psiquiatra foi o especialista que mais prescreveu o medicamento (n=24), seguidos dos neurologistas infantis, psiquiatras infantis e pediatras.

Conclusão ou Hipóteses: Nossos achados denotam a crescente demanda de solicitações, devido ao fato do TDAH ser um transtorno crônico, torna-se importante a realização de um seguimento farmacoterapêutico dos pacientes, pois os mesmos permanecem por muito tempo expostos ao aparecimento de possíveis reações adversas e interações medicamentosas.


Palavras-chave


Metilfenidato; TDAH

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.