Arteterapia como dispositivo terapêutico na saúde mental. experiência pró/pet saúde mental

Marinho da Silva Correia, Adilson José da Silva, Tereza Cristina Moura Tenório, Mara Cristina Ribeiro, Ana Paula Cajaseiras

Resumo


Introdução: Atualmente, a arteterapia vem sendo utilizada como um dispositivo terapêutico por profissionais da área da Saúde mental. Esse dispositivo se mostra inovador e eficaz, pois utiliza a expressão da arte como base da comunicação cliente-profissional, sendo fundamentada na criação artística para benefícios na saúde das pessoas.

Objetivos: Fornecer aos bolsistas do Pró/Pet saúde mental, a experiência de desenvolver um trabalho que utiliza da arteterapia como ferramenta terapêutica no tratamento de pacientes do CAPSad Dr. Everaldo Moreira localizado na cidade de Maceió no estado de Alagoas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Esse trabalho foi proposto para criação artística e de ações culturais como meios de promover a saúde mental e também para mostrar que é necessário arteterapia como uma ferramenta importante nos paradigmas da forma de tratar a pessoa com transtorno mental. São feitas oficinas quinzenalmente onde essa é elaborada para pacientes usuários de drogas do CAPSad, estes são estimulados a criação de pinturas. O intuito desse projeto é tentar usar a arteterapia como dispositivo terapêutico que ajude no tratamento destes usuários e também possibilitar a vivencia dessa experiência para os acadêmicos bolsistas do PET- Saúde Mental.

Resultados: A partir da utilização da arte, os bolsistas do Pró-Pet saúde mental juntamente com a equipe de profissionais puderam ver alguns resultados desse trabalho, como o entrosamento entre equipe-usuários e o bem estar dos pacientes, onde estes em meio as oficinas de pinturas relatavam informações jamais ditas aos profissionais daquela unidade, como histórias das suas famílias, como entraram no mundo das drogas e até mesmo os planos que eles tinham para o futuro, informações precisas para se traçar um plano de cuidado.

Conclusão ou Hipóteses: A arteterapia vem ganhando espaço cada vez maior na área da saúde, sobretudo no campo da saúde mental, pois ela se mostra uma ferramenta eficaz e humanizada no tratamento de determinados grupos de pacientes. Logo se explica a importância de possibilitar a vivência para acadêmicos da área da saúde, assim serão profissionais capacitados para utilizar dispositivos inovadores.


Palavras-chave


Arteterapia; Saúde Mental; Educação em Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.