A educação a distância na Atenção Primária em Goiás

Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis, Sirlene Gomes de Oliveira Borges, Fabíola Fernandes Soares

Resumo


Introdução: A Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (ESAP) desenvolveu em 2009 o Curso de Qualificação da Atenção Básica estruturado em 15 módulos. Em razão de dificuldades, o planejado junto a Comissão Intergestores Bipartite sofreu alterações constantes. Resolveu-se então executar um piloto do curso na modalidade Ensino a Distância (EaD) via web em 3 Regiões de Saúde.

Objetivos: Desenvolver o Curso de Qualificação da Atenção Básica para as ESF, no formato Ensino a Distância, via web nas Regiões de Saúde Nordeste, Sudoeste I e II.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para o piloto fez-se parceria com a UFG para o uso da Plataforma Moodle. O material didático foi remodelado em hipertextos, imagens, sons e novos recursos. Atores foram incorporados e capacitados. O acesso dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem foi desencadeado e o curso foi iniciado. O esperado com essa mudança foi testar as limitações e fortalezas e a partir dos resultados, implantar o curso em Ead para todo o estado. Tendo ainda como diferencial a possibilidade da escolha, por parte das regiões de saúde, dos módulos a serem desenvolvidos a partir dos indicadores de saúde mais prevalentes.

Resultados: O curso foi realizado de abril a dezembro de 2011, com 105 alunos matriculados e 75 (71%) concluintes. Foram ofertados 8 módulos. A avaliação do processo foi concomitante ao desenvolvimento. Muitos módulos necessitaram do aumento da carga horária proposta, pela dificuldade de adequação das atividades solicitadas e o tempo especificado para a finalização do módulo. A inexperiência dos conteudistas, com linguagens da web geraram críticas dos alunos quanto ao número de atividade e o tempo disponível. A avaliação dos alunos sobre o curso foi positiva. A utilização do Ead para cursos em Atenção Básica foi um direcionamento dado pelos participantes.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência do desenvolvimento do curso piloto no formato Ead do Curso de Qualificação em Atenção Primária foi considerado exequível e relevante e está servindo como referência para a realização de novos projetos de qualificação da ESF, além de ter fomentado projetos de educação via web em outros cursos da ESAP.


Palavras-chave


Atenção Primária a Saúde; Educação à Distância; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.