A importância da educação à distância para profissionais do PSF

Marina Barros França, Helenita Maia da Costa Silva, Kediman Célis Barros Bastos, Francisca Verônica Moraes de Oliveira, Leonardo Guilbert Cavalcante Araújo

Resumo


Introdução: A Educação à Distância é de extrema importância para os profissionais a saúde que atuam no Programa de Saúde da Família, pois permite o aprimoramento e troca de experiências com outros profissionais que, por muitas vezes, encontram-se em locais distantes, possuem dificuldades de deslocamento para realizar capacitações e a Educação à Distância possibilita esse aperfeiçoamento profissional.

Objetivos: O trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Educação à Distância para o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre oito assuntos distribuídos em disciplinas disponíveis no Ambiente de Avaliação de Aprendizagem (AVA) do curso de Especialização em Saúde da Família à Distância da Universidade Federal do Ceará. O Estudo foi desenvolvido na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) / Caucaia e no AVA da plataforma Moodle. Os dados foram coletados a partir das disciplinas apresentadas no ambiente virtual, participação de fóruns e chats, artigos publicados na internet, livros e sites do Ministério da Saúde no período de abril de 2010 à setembro de 2011. A análise se deu através da criação de portfólios para as respectivas disciplinas estudadas.

Resultados: Os portfólios apresentados retratam o resultado do estudo de cada disciplina, a consolidação dos conhecimentos adquiridos e exposição de experiências vivenciadas de acordo com o tema exposto. No decorrer do curso, nos deparamos com algumas dificuldades em relação a alguns temas abordados, pois alguns alunos não trabalham em uma Unidade de Saúde e sim em Secretarias ou Regionais e com as atividades propostas podemos trocar experiências com profissionais que estão na assistência. Foi observado, também, que o curso nessa modalidade, à distância, permite que os horários de estudo se adéquem a carga horária profissional e a abordagem de temas pouco estudados na graduação.

Conclusão ou Hipóteses: Podemos concluir que a EAD se tornou uma ferramenta importante para a qualificação dos profissionais da saúde que atuam no PSF. Com ela o profissional tem a oportunidade de trocar experiências através de fóruns e chats disponíveis no AVA e adquirir um maior conhecimento sobre a Atenção Primária à Saúde.


Palavras-chave


Educação à Distância; Programa de Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.