Acadêmicos de medicina e UBS Vila Guacuri

Tania Chaia Rodrigues, Pamela Bernardes Mineu Fontes, Maria Elisa Gonzalez Manso, Mayumi Uchôa Nawa, Thiago Saadeh Albuquerque

Resumo


Introdução: A disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade tem proporcionado o acesso à rotina de uma UBS, que conta com a Estratégia Saúde da Família (ESF); além do conhecimento da rede de atenção à saúde local, garantindo a oportunidade de vivenciar os princípios do SUS.

Objetivos: Expor as atividades realizadas por um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo durante seu estágio na UBS Vila Guacuri, município de São Paulo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O grupo de alunos teve contato com a prática da territorialização e com o perfil epidemiológico da população assistida através de visitas domiciliares acompanhando os ACS. Também participou da rotina interna da unidade, conhecendo a dinâmica da UBS. Posteriormente, o estágio estendeu-se aos demais níveis de atenção à saúde. Associada a estas constantes atividades práticas, melhor consolidação dos conhecimentos adquiridos foi obtida por meio de discussões em grupo dos casos analisados em campo de estágio, bem como aulas expositivas e debates com professores e preceptores.

Resultados: O grupo pode vivenciar a realidade epidemiológica local e compreender as adaptações da rede frente às demandas da comunidade, analisando os benefícios e limitações do SUS.

Conclusão ou Hipóteses: O contato precoce com o serviço de saúde possibilita experiência enriquecedora resultando em um aprendizado mais humanizado e adequado às necessidades da população.


Palavras-chave


Graduação Médica na APS; Educação Médica; Integração; Academia; Serviço; Comunidade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.