Análise das residências para formação do Médico de Família no Ceará

Rita Erotildes Maranhão Mariano, Eurivaldo Sampaio de Almeida

Resumo


Introdução: Em 1994, foi criada a Estratégia Saúde da Família (SF). Quando de sua implantação, verificou-se a necessidade de formação dos profissionais para exercerem suas atividades neste campo de atuação. A Residência Médica, interface entre as instituições de ensino formadoras e os serviços de saúde, tem buscado formar o Médico de Família, por meio de programas criados por diversas instituições.

Objetivos: Caracterizar os Programas de Residência existentes no Estado do Ceará, para formação do Médico de Família.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, a partir da análise de fontes secundárias e documentais e da coleta de dados primários, mediante a realização de entrevistas em profundidade com informantes-chave, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos entrevistados. Os sujeitos são residentes das Residências em Medicina de Família e Comunidade (RMFC). Para análise do material utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados: Os currículos dos Programas de Residência foram desenhados para utilizar metodologias ativas de aprendizagem, a fim de aproximar a teoria da prática e desenvolver competências para formar médicos de família. Na percepção dos entrevistados estes Programas contribuem para a formação dos médicos de família por serem orientados e baseados na comunidade e enfatizarem o trabalho em equipe.

Conclusão ou Hipóteses: A RMFC é a modalidade de ensino de excelência para formar o Médico de Família, por treiná-lo em serviço junto à comunidade e preencher as lacunas de conhecimentos da graduação. Alguns obstáculos, como falta de: infraestrutura; capacitação da preceptoria; políticas efetivas de reconhecimento dos médicos de família e de legitimação da SF, devem ser superados para evitar a evasão dos residentes.


Palavras-chave


Capacitação de Recursos Humanos; Educação de Pós-Graduação em Medicina; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.