Análise e interpretação do sistema de informação da Atenção Básica

Leonardo de Souza Fernandes, Raissa Mari Cella, Luiz Felipe Gomes Rosa Silva, Pâmela Thaís Santos Brandão, Janne Cavalcante Monteiro

Resumo


Introdução: O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) se integra à Atenção Primária como forma de informatizar os dados referentes à saúde. Isso possibilita a detecção de problemas, fornecendo indicadores de saúde, monitorando os programas de saúde da família e fazendo uma consolidação progressiva das informações servindo como base para a tomada de decisões por gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos: O objetivo desta experiência foi compreender como o SIAB funciona e auxilia na organização de informações do SUS, que podem repercutir em ações futuras de prevenção, planejamento e promoção da saúde. A análise da confiabilidade dos dados inseridos no SIAB também foi objetivo deste estudo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O acesso ao SIAB ocorreu durante as visitas nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho de setembro a dezembro de 2012, para entender o processo de territorialização na Estratégia Saúde da Família, prática exigida na disciplina de Atenção Básica 2 do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia. Os alunos realizaram pesquisa no SIAB e prontuários e fizeram visitas domiciliares junto com os agentes comunitários de saúde para conhecer o território estudado. Após essa etapa, houve problematização e discussão considerando os pontos negativos e positivos do sistema e área analisada, assim como a importância de se detectar as lacunas da área e as medidas necessárias para saná-las.

Resultados: Com a observação das áreas e dos prontuários em comparação com os dados do SIAB, observou-se que muitas das informações do sistema estavam defasadas há meses e sem perspectivas de atualização. Em vista disso, a falta de motivação dos agentes comunitários de saúde pode ser um impecílio à evolução do SIAB, tornando o sistema pouco confiável para ser utilizado como base em pesquisas, avaliações e para retratar a dinâmica do processo saúde-doença local. Em suma, pela quantidade de dados analisados e devido à qualidade das conclusões gerais acerca do padrão epidemiológico, é possível que futuros planos traçados para as ações de promoção de saúde tenham uma grande probabilidade de insucesso.

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se concluir que o SIAB, no momento da vivência, não se encontrava eficaz no município, demonstrando uma ineficiência do sistema em cumprir sua função de monitoramento das ações da Estratégia Saúde da Família e subsidiar a tomada de decisão por gestores do SUS. Demonstra também a necessidade de capacitação da equipe e organização de um trabalho ressaltando a importância do SIAB para o serviço.


Palavras-chave


SIAB. Atenção Básica. Porto Velho.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.