Aspectos pré-natais e neonatais de lactente com síndrome de apert

Elizabeth do Socorro Pereira Tavares, Andressa Tavares Parente, Elaine dos Prazeres Silva, Jéssica Mayara Marques Barboza de Oliveira, Laiane Dutra de Carvalho

Resumo


Introdução: Síndrome de Apert é uma doença genética rara descrita em 1984 por Wheaton. O diagnóstico é efetuado no período neonatal pela observação da tríade:craniossinostose, alterações crânio-faciais e sindactilia das mãos ou pés. Sua incidência é de 1 para 160.000 nascimentos cuja transmissão pode ser autossômica dominante, mutações espontâneas ou pela idade avançada dos pais .

Objetivos: Descrever os aspectos clínicos pré-natais e neonatais de uma lactente portadora deste caso raro assistida em um hospital de referência materno infantil.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de caso, realizado com uma lactente portadora da síndrome de Apert, acompanhada desde setembro de 2012 à janeiro de 2013 no setor de neonatologia e enfermagem pediátrica de um hospital de referência materno infantil. Foram utilizadas informações levantadas durante prestação da assistência, consultas as literaturas pediátricas e manuais do Ministério da Saúde (MS) sobre o tema.

Resultados: Lactente feminina, 5 meses, nascida no interior do Estado. Encaminhada pelo Hospital de seu Município em 31/08/2012 (internada desde seu nascimento, 15/08/2012), para neonatologia de um Hospital de referência materno infantil da Capital. Nasceu de parto cesariano, com má formação congênita e Síndrome Respiratória Aguda, pesando 2.240g (considerada baixo peso - MS). Genitora referiu menos de 6 consultas pré–natal (segundo o MS, no mínimo de seis consultas). Não fez uso de ácido fólico. Estudos comprovam que ingestão de ácido fólico três meses antes da fecundação e três meses depois previne em mais da metade as chances neonato vir a apresentar alterações do tubo neural.

Conclusão ou Hipóteses: Estudos sobre período pré-natal e neonatal,com intervenção precoce da equipe multiprofissional faz-se necessário pelas características de gravidade da síndrome, focando autonomia na de execução de tarefas,tratamento, acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor dos portadores. Entre as estratégias de prevenção,é importante frisar a adesão e acompanhamento do pré-natal.


Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Cuidado Pré-natal; Acrocefalossindactilia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.