Atendimento domiciliar em terapia ocupacional no NASF Águas Lindas- Ananindeua, Pará

Renata Itaparica de Carvalho, Ingrid Macedo da Costa

Resumo


Introdução: Dentre as ações em Terapia Ocupacional no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) Águas Lindas do município de Ananindeua- Pará se destacou o atendimento domiciliar continuado, o qual foi desenvolvido junto à paciente cadastrado na Estratégia Saúde da Família (ESF) e indicado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) ao serviço de Terapia Ocupacional.

Objetivos: O trabalho enfatiza a relevância das atividades desempenhadas pelas estagiárias de Terapia Ocupacional, durante atendimento domiciliar continuado e seus benefícios em âmbito biopsicossocial; essas atividades consideraram as demandas e necessidades observadas pelas estagiárias e relatos do paciente.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência curricular do 4ºano de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no NASF Águas Lindas possibilitou a realização do atendimento domiciliar continuado no decurso do ano de 2012 por diferentes estagiárias. Esse trabalho deter-se-á aos atendimentos realizados por suas autoras no período de abril a outubro de 2012, excluindo-se o mês de julho. Elegeu-se a paciente E., a qual apresenta sequelas físico-funcionais e psicoemocionais, resultantes de Acidente Vascular Encefálico (AVC), além de Diabetes mellitus. Os atendimentos foram realizados duas vezes por semana com duração média de uma hora, considerando a disponibilidade e cooperação da paciente.

Resultados: Realizou-se cinesioatividade nos atendimentos a fim de proporcionar melhoria do quadro de hemiplegia à esquerda, redução da espasticidade, aumento da amplitude de movimento e ganho de força muscular, proporcionando inibição da negligência do membro afetado e favorecimento da reaquisição do equilíbrio. Foram abordados ainda aspectos psicoemocionais, uma vez que a melhoria do desempenho físico-funcional contribuía para o resgate da independência e melhoria da auto-estima da paciente. Buscou-se também orientar a cliente acerca da organização do ambiente proporcionando melhor acessibilidade em seu domicílio, minimizando os riscos de quedas e agravos de seu estado físico e emocional.

Conclusão ou Hipóteses: Constatou-se ao final dos atendimentos melhora no quadro hemiplégico e nos aspectos psicossociais da paciente, ao se constatar evoluções nas funções cinéticas dos membros afetados, contribuindo com maior independência da cliente nas atividades de vida diária, melhoria do estado emocional, culminando no resgate da confiança da paciente para superar suas limitações.

 


Palavras-chave


Atendimento Domiciliar; NASF; Terapia Ocupacional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.