Atividades coletivas em campanhas de vacinação: integrando cuidados

Mírthis Denilza Macêdo da Silva, Luzimary Leão Parreira da Silva, Rita Maria Araujo Barbalho

Resumo


Introdução: O processo de Educação em Saúde é realizado de forma permanente, especialmente quando se elege como Modelo Assistencial a Atenção Integral à Saúde. Nesse contexto, desde 2011 se oportuniza na Unidade CASSI Pará, durante as Campanhas de Vacinação, a realização de Atividades Coletivas, alinhadas ao público alvo das Campanhas.

Objetivos: Apresentar as Atividades Coletivas realizadas durante as Campanhas de Vacinação nos anos de 2011 e 2012, como estratégia de captação de um público alvo de interesse no processo de Educação em Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As Atividades Coletivas foram coordenadas e conduzidas pela equipe multidisciplinar da ESF, para serem implementadas durante as Campanhas de Vacinação Oficiais, conforme calendário e público alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, em espaço organizado para a ação na Unidade CASSI Pará, com planejamento integrado aos protocolos dos Programas de Saúde da CASSI, com convite personalizado e metodologia alinhada à logística do evento, garantindo os princípios norteadores das atividades coletivas.

Resultados: Nos 2 anos estudados foram realizadas 4 atividades, sendo 2 nas Campanhas de Vacinação do Idoso e 2 nas Campanhas de Vacinação Infantil. Nas atividades alinhadas à vacinação do idoso os temas foram “Promoção do Envelhecimento Saudável” com 33 participantes e “Por que tenho que cuidar dos meus pés?” com 20. Nas Campanhas infantis os temas foram “Cores, Sabores e Brincadeiras: estratégias saudáveis para crianças e adultos” com 36 participantes e “Saúde é: vacinar e brincar! com 73. As avaliações dos participantes, preenchidas ao final das atividades, apontaram para um nível superior a 80% de satisfação, com a percepção da equipe de facilitadores da aceitação e envolvimento dos participantes.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados apontados demonstram que a estratégia foi positiva, pois proporcionou a integração das ações de saúde com foco em promoção à uma ação de prevenção por excelência, adesão de um público com alguma resistência à busca ativa convencional, participação efetiva desse público na proposta, o que representa para a equipe a validação da iniciativa como instrumento de Educação em Saúde.

 


Palavras-chave


Atividades Coletivas; Educação em Saúde; Campanhas de Vacinação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.