Atenção integral à saúde em Medicina na UFPA: dois semestres de vivência

Lohrane Rosa Bayma, Arthur de Almeida Vieira, Lara Cochete Moura Fé, Rosa Carmina de Sena Couto

Resumo


Introdução: Introdução: Com o currículo voltado em estimular acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Pará para um saber sobre a saúde da comunidade no contexto socioeconômico e político, o módulo de Atenção Integral à Saúde prioriza habilidades humanizadas, incentivando democratizações das práticas de saúde. Já no início do curso, inserções na comunidade baseiam-se na Estratégia Saúde da Família.

Objetivos: Objetivo: Expor experiências de acadêmicos de medicina da UFPA durante atividades práticas do módulo de Atenção Integral à Saúde nos primeiro e segundo semestre do curso, como visitas domiciliares, desenvolvimento de atividades de conscientização para a população e aplicação de questionários.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Descrição da experiência: Após orientações a respeito do território e da população na área de abrangência das Unidades de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF), no primeiro semestre, as inserções na comunidade foram organizadas em eixos temáticos, como qualidade da água nos domicílios e alimentação; questionários sobre os temas foram aplicados durante as visitas domiciliares. No segundo semestre, os alunos focaram no conhecimento do perfil epidemiológico da área visitada, especialmente por análises da situação de saúde considerando os indicadores de saúde. O levantamento foi registrado em portfólios, principalmente sobre a abrangência dos programas prioritários do Pacto pela Saúde.

Resultados: Resultados: No primeiro semestre, a aplicação de questionários temáticos possibilitou o aprimoramento do conhecimento sobre o território, a população e seus costumes. No fim do semestre, houve uma ação educativa na comunidade, com base nos principais problemas identificados. No semestre seguinte, após o levantamento, construiu-se um mapa da microárea, a fim de aprofundar os saberes sobre o território, a população e suas dificuldades no acesso ao PSF. A territorialização permitiu o conhecimento da área e uma identificação das redes de atenção à saúde que davam suporte à população. Ao fim do semestre, houve uma ação voltada para a formulação de atividades com base na epidemiologia da área.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusões: Com um projeto pedagógico centrado na saúde do cidadão e sua comunidade e crítico à redução do paciente a abordagem biológica, o módulo de Atenção Integral à Saúde torna as microáreas visitadas, cenários de aprendizagem em que a Atenção Primária à Saúde é imprescindível para a manutenção da saúde coletiva, reforçando a Estratégia de Saúde da Família como uma experiência transformadora.


Palavras-chave


Atenção Integral à Saúde; Medicina; UFPA

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.