Atenção primária capacitação para lidar com usuários de crack em Paulo Afonso - BA

Luciana Paixão Lima, Josenaide Engracia dos Santos

Resumo


Introdução: A experiência foi caracterizada pela particularidade da ação de capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS). Para efetivação da capacitação foi considerada a experiência cotidiana dos profissionais da Atenção Primária com a situação de uso de substâncias, tendo como ponto de partida a construção compartilhada do conhecimento, desenvolvida a partir das práticas cotidianas.

Objetivos: compartilhamento de capacitação do Centro Regional de Referência para formação de profissionais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Secretaria Nacional de Política Antidrogas - SENAD e Secretaria de Saúde do município de Paulo Afonso do Estado da Bahia.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A experiência aconteceu entre os meses janeiro a maio de 2012. Primeira Fase aproximação visando conhecer a história dos profissionais, as motivações, e as dificuldades relacionadas ao manejo de usuários de substancias psicoativas. Fortalecimento do conhecimento: Marcada pelo fortalecimento do conhecimento, para colaborar no processo de trabalho para enfrentamento do crack . Foi desenvolvida uma atividade prática na comunidade para fortalecer o conhecimento teórico. Os aspectos teóricos trabalhados foram: Implicações clínicas, sociais e psíquicas do uso das drogas, intervenção breve, gerenciamento de caso e reinserção social.

Resultados: Aos poucos, a insegurança diante da temática foi dando lugar a novas possibilidades e menos receio com o universo das drogas. A partir deste momento, os profissionais sabiam que poderiam contar com equipes especializadas da área de psicologia, quando se deparassem com situações em que fosse necessário acioná-las e criar recursos para atender a demanda. Capacitados 120 agentes.

Conclusão ou Hipóteses: A caminhada foi construída, considerando a complexidade da cena social caracterizado no uso de drogas, na qual está inserido o município alvo do CRR/ UNEB, buscou-se uma estratégia educativa como processo contínuo e que deve ser potencializada a cada momento, apresentando limites e possibilidades, desafiando uns aos outros a cada instante, um desafio permanente.


Palavras-chave


Substâncias psicoativas; Atenção Primária; Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.