Atuação do fisioterapeuta no NASF

Daniela de Souza Mendes, Mirna Teixeira

Resumo


Introdução: Com a nova concepção de saúde, o fisioterapeuta do NASF rompe com o modelo biomédico, direcionando suas ações para prevenção e reabilitação das doenças, traçando aspectos importantes para a saúde coletiva, atuando na interdisciplinaridade e atendimento compartilhado, possibilitando a troca de saberes, capacitações e responsabilidade mútua.

Objetivos: Ampliar o acesso do usuário ao sistema de saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida, a reintegração à vida social e à sua atividade laboral, proporcionando recuperação de sua condição física no limite de sua capacidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Desenvolver e organizar uma melhor estratégia de apoio matricial, que venha oferecer aos usuários uma atenção integral, humanizada e de qualidade. Tendo como proposta ações de apoio, como: interconsulta, visita domiciliar, atendimento individual, participação em reunião de equipe, educação permanente, atendimentos coletivos através de grupos, da dor, cuidadores, idosos, coluna e orientações posturais e tabagismo.

Resultados: Após a inclusão do fisioterapeuta no NASF, houve uma mudança no olhar da fisioterapia somente reabilitadora e ampliou o campo de atuação para uma área também de prevenção, promoção e educação em saúde, não deixando de lado a recuperação naqueles casos em que era necessário.

Conclusão ou Hipóteses: O fisioterapeuta tem demonstrado a cada dia suas competências na Atenção Básica em saúde, reduzindo danos e agravos, com uma prática integral que perpassa pela educação em saúde, acolhimento, atendimentos individuais, grupos operativos e realizando visitas domiciliares. Mostrando assim a importância desse trabalho, indo muito além do perfil reabilitador.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.