Avaliação da acuidade visual de escolares de uma cidade do ceará

Rosane Silva de Amorim, Fabianne Ferreira Costa Róseo, Maria de Lourdes Lima Ferreira

Resumo


Introdução: A OMS estima que cerca de 7,5 milhões de crianças em idade escolar possuam algum tipo de deficiência visual e apenas 25% são sintomáticas; três quartos necessitam de teste específico para identificar o problema. Considerando a importância da visão na educação da criança, o PSE recomenda a integração e articulação permanente entre as ações da escola e das equipes de saúde da família.

Objetivos: Avaliar a acuidade visual em escolares da primeira série do ensino fundamental ao nono ano de duas escolas da rede municipal, na zona rural, do município de Icapuí, Ceará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal com 499 alunos de duas escolas municipais. Para o teste, utilizou-se: Tabela de Snellen, a letra “E” de indicação, ficha individual entre outros. O estudo desenvolveu-se por meio de: triagem nas escolas realizada por enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados; encaminhamento ao oftalmologista . A análise se deu pela Planilha do Microsoft Excel 2000, frequência simples.

Resultados: Por meio do Teste de Snellen, verificou-se que 73 (14,6%) dos 499 alunos examinados apresentaram baixa acuidade visual. Destes 42 eram do sexo feminino (57,5%), apenas 9 (12,3%) relataram uso de óculos. As idades mais frequentes: 16 anos (15,0%), 10 anos (13,7%), seguidos de 7 anos (12,3%), 11 anos (11%) e 9 anos (10,9%). Ressalta-se que muitos professores não percebiam que a dificuldade no rendimento escolar estava associada à dificuldade visual dos alunos, assim como muitos alunos que apresentaram sintomas referiram não procurar o serviço de saúde para consulta.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados encontrados permitem identificar a relevância desta ação nas escolas no sentido de identificar a dificuldade visual e poder dar um retorno a este aluno, possibilitando a correção e/ou redução do seu problema visual e desta forma proporcionar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado, melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida destes alunos.




Palavras-chave


Acuidade Visual; Escolares; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.