Avaliação da demanda espontânea atendida por uma ESF em Itajaí SC

Carlos Francisco Duarte Junior, Julita Schramm, Ana Claudia Boso

Resumo


Introdução: O acolhimento é uma forma humanizada de atenção ao usuário, que envolve escutar com qualidade os problemas trazidos, dar respostas positivas a estes, aumentando a resolutividade do sistema e o vínculo entre os usuários e a Equipe de Saúde da Família. Conhecer a demanda espontânea atendida pode possibilitar à equipe a definição de melhores formas de organização do processo de acolhimento.

Objetivos: Avaliar o perfil e volume da demanda espontânea atendida pela Equipe de Saúde da Família 16 do Bairro Itaipava no município de Itajaí/SC.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo adotou o método exploratório quantitativo, com coleta de dados secundários, de forma transversal e retrospectiva, pela revisão dos dados coletados pelos técnicos de enfermagem durante o atendimento dos usuários pertencentes à área de abrangência da Equipe de Saúde da Família 16 na UBS do Bairro Itaipava entre os meses de junho e setembro de 2012.

Resultados: De um total de 199 atendimentos, a segunda-feira foi o dia da semana com maior prevalência(69). O sexo feminino contou com 100 atendimentos, contra 76 do masculino. Cento e cinco usuários foram atendidos de manhã e 53 à tarde. Na distribuição por faixa etária, os usuários entre 30 e 39 anos foram atendidos 33 vezes, seguidos pelos usuários entre 20 e 29(32) e entre 40 e 49(29). Dos 198 motivos para atendimento, o que prevaleceu foi a tosse(24), seguido pela dor abdominal(15), dor de garganta/ouvido(14) e lesão de pele(14). Com relação ao fluxo seguido, 97 usuários foram encaminhados ao médico, 48 receberam orientações, 41 foram encaminhados à enfermeira e 9 tiveram consulta médica agendada.

Conclusão ou Hipóteses: Apesar de haver uma discrepância no número de atendimentos anotados pelos técnicos de enfermagem percebidos durante os diversos campos de análise, o estudo pode servir de base para a equipe traçar uma estratégia no intuito de melhorar o atendimento à demanda espontânea dos usuários pertencentes à sua área de abrangência, fortalecendo assim o processo de acolhimento na UBS.




Palavras-chave


Acolhimento; Programa Saúde da Família; Acesso aos Serviços de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.