Avaliação de recém-nascidos de adolescentes primíparas que utilizaram medicamentos durante a gravidez

Joanice Gonçalves dos Santos, Luciana Rodrigues Costa, Juliane Machado Marchese, Carolina Martins Vissoci, Marilucia Rocha de Almeida Picanço

Resumo


Introdução: O uso de medicamentos durante a gestação sempre representou um desafio para a classe médica, uma vez que implica ação potencialmente danosa não apenas para a mãe, mas também para o recém-nascido (RN). Diante disto, surge a necessidade de avaliar a idade gestacional e peso de recém-nascidos de mães adolescentes que fizeram o uso de medicamentos durante a gravidez.

Objetivos: Objetiva identificar e analisar a relação do peso ao nascer, idade gestacional e anomalias congênitas em RN de mães adolescentes (10-19 anos de idade) primíparas que fizeram uso de medicamentos durante a gravidez, bem como as classes medicamentosas utilizadas por estas mães.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal e descritivo. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários às puérperas no Alojamento Conjunto (ALCON) e complementado por consulta aos prontuários de mães e dos RN, acompanhados no estudo, entre junho a novembro de 2012.

Resultados: Estudou-se 51 mães no período, e observou-se que a idade predominante, (86,6%), dessas mães foi acima de 16 anos. Em relação ao peso ao nascer, 15,6% apresentaram baixo peso; 84,3% nasceram a termo, 9,8% pré-termo. A relação peso e idade gestacional foi: 76,4% com Adequada para Idade Gestacional (AIG), e 15,6% Pequeno para a Idade Gestacional (AIG). E 92,1% dessas adolescentes fizeram uso de medicamentos durante a gestação, com predominância o uso de sulfato ferroso (68,6%), ácido fólico (50,9%), analgésico (43,1%), antibiótico (33,3%), antiemético (13,7%), vitaminas (13,7%), anti-inflamatório (3,9%), antiácido (1,9%), medicação controlada (1,9%), e (5,8%) outras medicações.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados permitem concluir que entre mães adolescentes, muitas fizeram uso de medicação durante a gravidez; observou-se mais chances para que seu RN apresentasse baixo peso ao nascer e nascesse pré-termo. As classes medicamentosas mais usadas foram: antibióticos, antieméticos e anti-inflamatório. E não observamos nenhum RN portador de anomalia.




Palavras-chave


Recém-Nascidos; Mães Adolescentes; Uso de Medicamento Durante a Gravidez R'> Atenção Primária; Avaliação em Saúde; Hipertensão Arterial Sistêmica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.