Avaliação do acompanhamento laboratorial em gestantes atendidas em hospital referência de Teresina - PI

Carlos Eduardo dos Santos Portela, Marcelo Barbosa Nunes, Lorena Maria Barros Brito Batista, Ilan Lopes Leite Mendes, Gabriela Medeiros Pereira da Silva

Resumo


Introdução: A assistência pré-natal visa manter a integridade das condições de saúde materna e fetal. Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida.

Objetivos: Avaliar a realização dos exames laboratoriais recomendados pelo Ministério da Saúde na assistência de gestantes assistidas no programa de Pré-Natal.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo realizado a partir da análise de prontuários de 100 gestantes hígidas atendidas no ambulatório de obstetrícia da Maternidade Wall Ferraz em Teresina/PI. A complementação da pesquisa foi feita mediante entrevistas e reuniões com agentes comunitários. Os dados obtidos foram tabulados e analisados descritivamente por meio do programa SPSS 9.0. Trabalho previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da NOVAFAPI.

Resultados: Das gestantes estudadas, 92% realizaram as seis ou mais consultas no pré-natal preconizadas pelo Ministério da Saúde e 22% disseram atrasar a consulta por morar em áreas onde não dispunham do serviço. Em relação aos exames laboratoriais realizados tem-se: tipagem sanguínea/Rh (92% das gestantes); VDRL (85%); glicemia de jejum (83%); EAS (79%); dosagem de hemoglobina (87%); teste anti-HIV (86%); sorologia para hepatite B (78%) e toxoplasmose (81%), parasitológico de fezes (72%), ultrassonografia (91%).

Conclusão ou Hipóteses: A maioria das gestantes realiza todos os exames e o número de consulta mínimo durante o pré-natal. Entretanto, deve-se trabalhar para que esse número chegue a 100% posto que as conseqüências da não realização do pré-natal/exames podem ser desastrosas.







Palavras-chave


Laboratorial; Gestantes; Teresina

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.