Conhecimento dos estudantes de Medicina sobre o sistema único de saúde

Jáder Pereira Almeida, Juarez Pereira Dias

Resumo


Introdução: Os estudantes de medicina têm sido alvo de pesquisas nos últimos anos devido à importância que esses futuros profissionais apresentam no processo de aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, muitos têm se questionado: será que esses alunos estão sendo preparados para lidar com o contexto social e de saúde em que a maior parte da população está submetida?

Objetivos: O objetivo do trabalho foi identificar o nível de conhecimento dos estudantes de medicina sobre os Princípios/Doutrinas/Diretrizes do SUS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os dados foram obtidos através de um questionário com 13 questões sobre os Princípios/Doutrinas/Diretrizes do SUS, aplicado aos estudantes de uma faculdade particular do nordeste brasileiro, no período de abril a agosto de 2011. Foram selecionados 224 de um total de 1.221 alunos, de modo sistemático, distribuídos igualitariamente entre os doze semestres do curso. Foi avaliada a frequência de acertos dos alunos, a Análise de Correlação entre o número de acertos e os semestres do curso, e o teste QI quadrado. O trabalho foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa atendendo aos requisitos da resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados: A média de acertos foi de 7,8. A nota mínima encontrada foi 2 e a máxima, 13. 40,2% acertaram 9 ou mais questões, rendimento considerado satisfatório e 59,8% acertaram menos de nove questões, avaliado como insatisfatório. A análise de correlação entre o número de acertos e o semestre do curso apresentou r: - 0,073 (p= 0,28). Os acertos insatisfatórios predominaram no sexo masculino (p=0,15); entre aqueles alunos que se encontravam entre o 5 º e o 8 º semestre (p=0,16); com renda familiar maior que 20 salários (p=0,52); que gostariam de trabalhar apenas no setor privado (p=0,15); e que adquiriram a maior parte do conhecimento sobre o assunto em aulas curriculares (0,01).

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes não apresenta conhecimento satisfatório sobre o tema, sendo necessária reformas no ensino médico, por meio de projetos pedagógicos, curriculares e extracurriculares, que favoreçam a formação de indivíduos mais éticos e comprometidos com a Saúde Pública.


Palavras-chave


Estudantes; Conhecimento; SUS

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.