Avaliação sobre cuidados no puerpério e com recém-nascido em ESF em Cuiabá - MT

Luciana Graziela de Oliveira Boiça, Bruna Monteiro Dal Rosso, Fernanda Oliveira de Souza, Yuri Maciel Carvalho, Cristhiano Camargo Prados

Resumo


Introdução: O Brasil tem desenvolvido projetos que garantem a qualidade da saúde prestada à gestante e ao recém-nascido visando diminuir a mortalidade materna e infantil, e o período neonatal tem sido destacado como uma das prioridades nas diretrizes políticas, sendo enfocados os cuidados essenciais com neonatos, incentivos à amamentação e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.

Objetivos: Avaliar o conhecimento das gestantes atendidas na ESF Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá MT sobre cuidados no puerério e com o recém-nascido no periodo neonatal; e orienta-las de forma demonstrativa sobre cuidados básicos e necessários neste período.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um trabalho quantitativo descritivo realizado com as gestantes na ESF Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá- MT em Novembro de 2012. De um total de 22 gestantes cadastradas 13 participaram. Aplicou-se questionário com seis questões sobre os temas: aleitamento materno, cuidados com o seio, higiene do bebê e cuidados do coto umbilical. Em seguida foi realizado uma oficina com orientações e simulações práticas para esclarecimento dos temas abordados seguido da aplicação do mesmo questionário para avaliar o grau de assimilação do grupo.

Resultados: Treze gestantes (59%) participaram, com idade entre 15 e 34 anos, maioria primigesta (46%) e todas com nível médio de escolaridade. Na primeira etapa da atividade apenas de 54% acertaram a questão sobre cuidados com os seios, 92% responderam corretamente sobre cuidados com o coto umbilical e nas três questões sobre amamentação houve acerto de 31%, 69% e 77% respectivamente. Na questão sobre higiene e cuidados com o bebê a taxa de acerto foi de 31%. Houve então uma oficina sobre aleitamento materno e sua importância, técnicas de amamentação, cuidados com o seio, higiene do bebê e cuidados com o coto umbilical, com acerto de 100% das questões após a orientação e demonstração.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que ainda existe forte influência do meio sobre os cuidados báscios da saúde do RN, como conceitos e tradições familiares, confirmando a necessidade e a importância da orientação continuada e eficaz, aliadas ao suporte multidisciplinar, para o crescimento e auto-confiança dessas gestantes.




Palavras-chave


Pré-natal; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.