Avaliando o bem estar dos agentes de saúde atendidos com práticas integrativas

Luciana Rodrigues Cordeiro, Geovanna Maria Sales Monteiro, Ângela Maria Alves e Souza

Resumo


Introdução: As dores são fatores de sofrimento capazes de gerar incapacidades, falta ao trabalho, transtornos mentais e redução da qualidade de vida. O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Horizonte no Ceará disponibiliza atendimento com várias práticas integrativas e complementares para clientes com agravos e acidentes relacionados ao trabalho.

Objetivos: Avaliar o nível de bem estar dos agentes comunitários de saúde após receberem atendimento com práticas integrativas e complementares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo é do tipo quanti-qualitativo. O CEREST de Horizonte atendeu 155 agentes de saúde em evento realizado em Sobral-Ceará, no dia 13 de novembro de 2013, no período de 8h as 17h. Neste evento, foram realizadas PICs (acupuntura, medicina tradicional chinesa, meditação, cromoterapia, yoga, massoterapia, reiki, magnified healing, Chi Gong e Lian Gong). Cada participante escolheu a terapia de sua preferência e todos foram avaliados no início e no final da mesma, escolhendo na escala EVA o seu nível de bem estar.

Resultados: Foi constatado que após a terapia que 81% relataram melhora do quadro inicial, 12% permaneceram no quadro que iniciaram e 7% pioraram a partir do quadro inicial. Observa-se ainda que a houve uma grande aceitação dos agentes comunitários de saúde que relataram em seus depoimentos a satisfação com os procedimentos aplicados.

Conclusão ou Hipóteses: Verifica-se que este processo de atendimento tem se revelado e resolutivo e com a capacidade de melhorar a qualidade de vida dos participantes em pouco tempo de atendimento.




Palavras-chave


Práticas Integrativas e Complementares; Agentes Comunitários de Saúde; Holismo

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.