Benefícios da atuação da Estratégia Saúde da Família na educação infantil

Juçara de Fátima de Carli

Resumo


Introdução: Em 2009 iniciamos o atendimento na Escola Municipal de Educação Infantil Dinah Signori, da área de ESF de nossa equipe. É a unica EMEI do município que recebe este tipo de assistência. A escola conta com 170 crianças e 26 funcionários.

Objetivos: Facilitar a demanda de assistência médica às crianças e aos funcionários. Aumentar a aderência aos tratamentos das crianças. Melhorar a relação escola-família, para os níveis de qualidade em saúde às crianças atendidas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Nos dias reservados às visitas domiciliares, uma vez ao mês, atendemos na escola infantil (EMEI). Participam do atendimento a médica geral comunitária e a técnica de enfermagem. Todas as crianças enfermas, identificadas pelos professores, são consultadas, recebendo tratamento ou encaminhamento para especialistas, se necessário. As receitas são entregues aos pais e nos casos em que a criança não receberá o tratamento adequado pela família, a escola providencia o aviamento da receita e os medicamentos são administrados pelo professor. Os funcionários doentes também sãoatendidos.

Resultados: 1- Em um ano, o número de atendimentos na ecola representou 25% das consultas pediátricas da UBS, na faixa etária de zero a seis anos,resultando na disponibilização de aproximadamente 200 consultas anuais na UBS para a população; 2- O comprometimento da escola na administração do tratamento das crianças em situação familiar desassistida, melhorou muito a saúde das crianças envolvidas; 3- Observamos, com o passar do tempo, a diminuição de doenças nas crianças que recebiam todo o atendimento na escola, a consulta e tratamento; 4- O índice de absenteísmo dos pais das crianças atendidas e dos funcionários diminuiu, por receberem atendimento na escola.

Conclusão ou Hipóteses: A parceria UBS-Escola mostrou a consistência de resultados positivos, da qualidade alcançada na saúde das crianças atendidas. O número de intercorrências ao ano, por aluno, foi cada vez menor, através da intervenção da escola na administração dos tratamentos. Resultado muito relevante para a situação de carência das crianças atendidas e acompanhadas neste local.




Palavras-chave


Saúde Infantil; Médico na Escola; ESF na Escola

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.