Bulimia em questão: diálogo entre universitários e estudantes de escolas públicas belenenses

Priscyla Souza de Lima, David Américo de Assunção Júnior, Michel Quaresma Rodrigues, Silviane Castilho Ribeiro, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: O aumento na incidência de transtornos alimentares, normalmente relacionado ao padrão de beleza imposto pela sociedade sob uma forte influência da mídia, na medida em que esta exerce grande repercussão no estilo de vida dos indivíduos. Crianças e adolescentes são os mais influenciados pelas pressões sociais, econômicas e culturais associadas aos padrões estéticos.

Objetivos: O presente trabalho tem o intuito de apresentar e refletir as atuações e resultados obtidos pelo grupo extensionista, das ações de orientação e esclarecimento aos alunos de diferentes faixas de formação, da Educação Infantil, Ensino Fundamental ao EJA, sobre transtornos alimentares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho foi realizado nos meses de março a novembro de 2012, por meio de palestras de cunho explicativo-ilustrativo, com e auxilio multimídia, contendo esclarecimentos e orientações a respeito de cada tema abordado, para alunos de escolas públicas de Belém.

Resultados: Foram realizadas seis palestras em cinco escolas públicas de Belém-Pa, que alcançaram centenas de alunos (517) de diversas turmas e faixas etárias, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. A espontânea interação do público-alvo no momento das apresentações e o aproveitamento dos participantes para com os conhecimentos expostos mostraram-se elevadas, pois obtiveram bom rendimento nos testes das dinâmicas de grupo. professores e demais funcionários também compareceram. Nas palestras houve discussão relacionada aos temas, com esclarecimentos das dúvidas mais comuns.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se a importância do tema abordado, com a manifestação das dúvidas dos alunos, pois apesar de serem temas correntes, são pouco conhecidos e compreendidos por muito deles, o que reforça a necessidade em ser divulgado no ambiente escolar, como ação de promoção da saúde.




Palavras-chave


Bulimia; Transtornos Alimentares

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.