Grupos focais como método de educação popular em saúde para adolescentes

Liliane Silva do Nascimento, Natália Lima Aguiar, Ivam Freire da Silva Júnior, Wallace Rafael Conde Barros, Flavia Sirotheau Correa Pontes

Resumo


Introdução: A fase da adolescência é crítica quando se fala de alterações biológicas, comportamentais e psicológicas. O apelo a beleza e a estética também influenciam no cuidado à saúde geral e bucal. O PSE apresenta-se como estrategia de educação popular em saúde de diversos temas, entretanto, a saúde bucal neste cenário muitas vezes e minimizada e reconhecida somente em situações de dor.

Objetivos: Compreender os significados de saúde bucal entre adolescentes atendidos pelo PSE.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa de campo qualitativa, utilizando grupos focais com crianças e adolescentes sobre promoção de saúde bucal no ambiente escolar. As atividades foram realizadas com 91 escolares, com idades entre 10 a 15 anos, de uma escola de ensino público estadual, localizada no município de Belém/Pará, Brasil e seguiu a Resolução 196/96. Os grupos eram formados semanalmente em temas diversos (Saúde Bucal; Cárie Dental; Flúor e Gengivite). Cada grupo era no máximo de 10 sujeitos. As falas eram gravadas e transcritas pelos pesquisadores. em seguida análise de conteúdo permitiu entender os significados.

Resultados: As respostas revelam que a expressão ‘saúde bucal’ foi relacionada à ausência de doença e condição de limpeza da boca. A ‘cárie’ obteve maior associação à sensação dolorosa, e a ‘gengivite’ à má higiene bucal. Já o ‘flúor’ foi relacionado à prevenção de cárie. Comportamentos sexuais e seus reflexos a cavidade bucal estiveram presentes nas discussões. A adesão a prática do grupo focal foi de 100%. A escuta participativa e a construção do conhecimento subsidiada pela técnica empregada permitiu apreender as significações apresentadas pelos alunos em relação aos temas abordados.

Conclusão ou Hipóteses: A utilização de grupos focais foi significante método de educação popular em saúde, sugerimos a implementação desta prática como protocolo de educação em saúde bucal para adolescentes, colocando-o como agente do cuidado a sua própria saúde.


Palavras-chave


Saúde do Adolescente; Saúde Bucal; Programa Saúde na Escola

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.