Implantação do projeto terapêutico singular no Canto Mãe Coruja de Macaparana

Lusanira Maria da Fonceca de Santa Cruz, Ana Elizabeth Andrade e Lima, Virginia Holanda de Moura, Cristina Pinheiro Rodrigues, Maria da Conceição Cardozo

Resumo


Introdução: Introdução:Os cantos são estruturas matriciais do programa onde se realiza acompanhamento do cuidado das gestantes articulando as dimensões saúde, educação e desenvolvimento social. O Projeto Terapêutico Singular PTS uma estratégia de organização do cuidado desenvolvido por uma equipe interdisciplinar e definida a partir da singularidade do indivíduo.

Objetivos: Objetivo:Analisar a implantação do PTS para gestantes do canto mãe coruja de Macaparana em 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia o estudo utilizou o Referencial do Cuidado Holístico Ecológico (CHE) de Patrício (1996), cujos fundamentos são baseados nos princípios dos novos paradigmas de entendimento do ser humano socioculturais. Segundo o referencial do CHE construído com o foco no ser humano, na sua unidade e diversidade, na sua totalidade individual e coletiva, em relação recíproca com o meio ambiente natural e social. Foram definidas 10 gestantes,o através cadastro existente e grau de vulnerabilidade estabelecido no programa . O PTS estabeleceu a estrategia do cuidado. Desenvolvendo o auto cuidado, o acompanhamento e encaminhamento das ações pautadas com definição do fluxograma de atendimento.

Resultados: Resultados A construção do PTS constituiu estrategia de envolvimento da gestante seus familiares e a rede social num processo continuo e integrado e negociado de ações voltadas a satisfação de necessidades produção de autonomia,protagonismo social. Os mecanismos de organização considerou o processo de reorganização do trabalho e a construção de uma nova cultura assistencial bem como enfrentar o desafio de superar as normas e estruturas organizacionais introduzindo divisão das responsabilidades pautada na continuidade das ações e não mais na produção da respostas isoladas. A implantação do fluxograma de atenção institui pratica de promoção da saúde integral individual coletiva.

Conclusão ou Hipóteses: Conclusões: A implantação do PTS propiciou o organização do cuidado no contexto da historia de vida da gestantes rompendo o modelo biomédico hegemônico que a distancia a singularidade e a subjetividade do processo de atenção. A mudança ocorrida na formação e pratica sanitária dos profissionais, organizando redes de atenção, vínculo,possibilitou envolvimento do sujeito, família e seu contexto.


Palavras-chave


Cuidado em Saúde; Intersetorialidade; Interdisciplinariedade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.