Indicadores do câncer de colo uterino em comunidade da Ilha do Marajó

Jessica Fernanda Galdino Oliveira, Deborah Tobelem Maués Ferreira, Ricardo Ishak, Maísa Silva de Sousa, Mihoko Yamamoto Tsutsumi

Resumo


Introdução: O câncer de colo do útero (CCU) é a neoplasia maligna de maior incidência nas mulheres do Estado do Pará, com tendência à elevação da mortalidade em municípios do interior. O exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) é uma ferramenta importante na redução dos indicadores de incidência e mortalidade desta neoplasia quando aplicado de forma rotineira na população feminina sexualmente ativa.

Objetivos: Identificar os indicadores dos exames de PCCU em mulheres de comunidade da Ilha do Marajó (Estado do Pará).

Metodologia ou Descrição da Experiência: As mulheres foram convidadas a participar do projeto, pelo qual foram disponibilizados vários exames, incluindo o PCCU. As coletas foram realizadas em setembro de 2012 no município de São Sebastião da Boa Vista. Todos os resultados de exames foram encaminhados à Secretaria de Saúde do município para que sejam disponibilizados os corretos encaminhamentos dos casos.

Resultados: Foram realizados 113 exames de PCCU em mulheres de 17 a 74 anos, onde 65% (n = 74) relataram possuir relação estável, 59% (n = 67) desenvolvem atividades trabalhistas ou estudantis fora do lar, 52% (n=59) possuem renda igual ou menor que um salário mínimo, 58% (n = 66) relataram não ter concluído o ensino fundamental, 5% (n = 6) não foram alfabetizadas e 31% (n = 35) relataram estar realizando o PCCU pela primeira vez. O exame citológico demonstrou alterações em 20% (n=23), sugerindo três casos (2,65%) de neoplasias malignas, uma (0,88%) micro-invasiva e duas (1,77%) invasivas. Todas as mulheres com resultados alterados iniciaram a vida sexual entre 10 a 20 anos.

Conclusão ou Hipóteses: Este estudo demonstra que apesar do baixo custo e da fácil realização do PCCU a cobertura da população feminina, principalmente em comunidades do interior do estado ainda não é ideal. Nesta comunidade identificou-se elevada frequência de lesões invasivas no colo do útero, com necessidade de trabalho contínuo na prevenção primária e secundária da doença.


Palavras-chave


Prevenção; Câncer de Colo do Útero; Comunidades

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.