Notificações de malária no município de Cachoeira do Piriá, Pará

Camila Jaciara do Nascimento Soares, Marielly Costa Corrêa, Valdeir Dias Sousa, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: Os estados que constituem a Amazônia Legal são responsáveis pela maioria de notificações de casos de malária no Brasil. Nas duas últimas décadas, o estado do Pará contribui significativamente com elevado número de notificações de malária, reflexo de características ecológicas, sociais, econômicas, ambientais e logísticas inerentes às comunidades e à área geográfica.

Objetivos: Este trabalho realizou levantamento de casos notificados de malária no município de Cachoeira do Piriá, no período de 2005 a 2011, com intuito de quantificar o risco de transmissão da doença, discriminar o número de casos por espécies de Plasmodium e destacar as áreas municipais de maior incidência.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo foi constituído pela análise dos relatórios de atendimento de casos suspeitos de malária e das fichas de investigação de casos positivos notificados no município de Cachoeira do Piriá pela Secretaria de Saúde Municipal de janeiro de 2005 a dezembro de 2011. Foram coletados dados referentes ao número de lâminas examinadas e positivas para a pesquisa de Plasmodium sp. Os valores da IPA foram testados quanto à normalidade e à homocedasticidade. Com a finalidade de comparar se os casos de malária variaram significativamente em relação à espécie de Plasmodium, aos anos e entre áreas urbanas e rurais, foram realizadas análises de variância um critério, Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado.

Resultados: Das 16.499 amostras de sangue examinadas, a positividade foi de 19,2% (84,1% de Plasmodium vivax, 15,4% de Plasmodium falciparum e 0,5% de infecções mistas – P. vivax + P. falciparum), sendo observado valor de IPA em 2005 (IPA=94,4). Por outro lado, os valores de IPA foram reduzidos significativamente a partir de 2006 (IPA<15). A maioria das notificações de malária pertenciam a indivíduos do sexo masculino na faixa etária de 10 a 39 anos. Na análise da série histórica, a área rural de Cachoeira do Piriá apresentou os maiores números de notificações de malária e valores de IPA, em especial em 2005 e 2011.

Conclusão ou Hipóteses: Em suma, o município de Cachoeira do Piriá apresentou baixo risco de risco de malária. Entretanto, o elevado número de notificações na área rural do município em 2005 e 2011 aumentaram significativamente os valores de IPA.






Palavras-chave


Malária; Cachoeira do Piriá; Epidemiologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.