Educação e saúde: práticas de nutrição em uma comunidade ribeirinha

Luciana Soares do Nascimento, Luísa Margareth Carneiro da Silva, Layna Monteiro de Lima, Ananda Mayara dos Santos Moreira, Hellen Cristina Campos de Moraes

Resumo


Introdução: A inserção social de atitudes é determinada pela eficácia do aprendizado e, além disto, quanto maior a proximidade entre o aprendiz e o professor, melhor será o resultado da intervenção.(DOYLE&FELDMAN,1997). Segundo Paulo Freire (2003), é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a teoria se efetive na prática.

Objetivos: Relatar as ações executadas por discentes do curso de Nutrição e o aprendizado nas atividades promotoras de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado uma viagem de atendimento preventivo de saúde do Barco-Ambulatório “Luz da Amazônia”, projeto de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Pará e a Sociedade Bíblica do Brasil, na comunidade ribeirinha São Pedro, município do Acará/PA, no mês de maio de 2012. Foram feitos atendimentos básicos de saúde através de equipe multidisciplinar ,composta por discentes e docentes da área da saúde da UFPA.RESULTADOS: Com uma equipe formada por discentes de Nutrição e uma nutricionista ,foram atendidas 60 pessoas (16 famílias). A ação organizou-se em 4 eixos de atendimento nutricional com antropometria, análise de consumo alimentar, aconselhamento dietético e atividade em grupo.

Resultados: Com a avaliação antropométrica (peso, altura e índice de massa corporal) verificou-se o estado nutricional das famílias atendidas. A anamnese alimentar foi realizada através do recordatório de 24 hrs de consumo alimentar, para verificar os alimentos e quantidade consumidos, e após, aplicou-se o aconselhamento dietético baseado no manual “10 passos da alimentação saudável” do Ministério da Saúde, orientando os pacientes quanto ao benefício de uma alimentação adequada, levando em consideração, o acesso aos recursos alimentares da região e incentivando o consumo de frutas e verduras. A atividade em grupo foi realizada com palestra sobre aleitamento materno para mães e gestantes.

Conclusão ou Hipóteses: A iniciativa de educação em saúde, possibilitou aos acadêmicos o contato com a realidade do modo de vida, e as necessidades reais da comunidade, bem como, a prática efetiva na atenção à saúde, oferecendo recursos preventivos para a melhoria da qualidade de vida da população, corroborando que tais preceitos são de suma importância no aprendizado dos acadêmicos.


Palavras-chave


Educação; Nutrição; Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.