Percepção de uma comunidade do Distrito Federal sobre drogas lícitas e ilícitas

João Pedro Braga Félix, Naira Pereira de Sousa, Kamilla Grasiele Nunes da Silva, Josenaide Engracia dos Santos, Silvana Schwerz Funghetto

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde tem o objetivo de unir: ensino, serviço e comunidade. Nesse sentido observa-se a necessidade de buscar e entender a percepção dos indivíduos a cerca de temas que possuem influência direta na determinação do processo de saúde-doença. As “drogas lícitas e ilícitas” possui forte impacto não só na saúde, mas no âmbito social e econômico.

Objetivos: Investigar a percepção da comunidade envolvida em uma realidade de consumo e comércio de drogas lícitas e ilícitas, assim como a forma com que o tema é tratado, discutido e manejado pelos moradores da comunidade onde foi realizado o estudo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Optou-se por um estudo qualitativo com base nos princípios da Grounded Theory. Segundo Goulding (2002, p. 43) a Grounded Theory é um método qualitativo tendo, portanto, muitas semelhanças com os demais métodos qualitativos, tais como a etnografia (estudo descritivo e interpretativo da realidade do grupo) e a fenomenologia, ou seja, quando há uma forte ênfase na subjetividade da realidade construída pelos respondentes (HANNABUSS, 1996). A clientela foi selecionada na comunidade do Condomínio Prive pelo Agente Comunitário de Saúde da unidade básica. O diálogo teve duração de aproximadamente 30 minutos, onde todos os entrevistados assinaram um termo de consentimento e livre esclarecimento.

Resultados: A percepção da comunidade assume dimensões retratadas em três categorias de acordo com conteúdo do discurso: a ociosidade, ausência de políticas públicas para os jovens e a escola. A comunidade relata “mente vazia oficina do diabo”, a falta de uma ocupação é risco para ser capturado pela proposta das drogas, e por fim, a escola segundo entrevistados pode apresentar situações favoráveis ao uso de drogas, entre as quais, condições pedagógicas que não atendam as dificuldades de aprendizagem, propiciando o insucesso e tornando o espaço escolar local fértil para comercialização das drogas. Também foi muito citado a questão da falta de punições às práticas de comercio de drogas.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados nos mostraram que o significado das drogas é fruto do mundo vivido na comunidade e é vista como uma questão complexa. Sentimentos de medo, impotência e indignação pelo grande número de adolescentes envolvidos nesse contexto são os mais encontrados nos indivíduos que vivem permeados pelo consumo e comércio de drogas. Sendo necessário haver discussões para entender fatores envolvidos.

 


Palavras-chave


Indivíduos; Comunidade; Drogas

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.