Capacitação de cuidadores de idosos com alzheimer da estratégia saúde da familia

Elaine Aparecida de Melo, Rejane Helena Nascimento Oliveira, Gylce Eloisa Cabreira Panitz Cruz

Resumo


Introdução: O processo de envelhecimento envolve inúmeras alterações cognitivas e comportamentais. A doença de Alzheimer é a maior causa de impacto familiar dentre as demências, sobretudo pelo desconhecimento. A capacitação permitirá maior acessibilidade de informações ao cuidador sobre a doença de Alzheimer contribuindo assim, para uma melhor assistência e qualidade de vida tanto do idoso quanto o cuidador.

Objetivos: Capacitar cuidadores familiares de idosos portadores da doença de Alzheimer das Unidades de Estratégia Saúde da Família na cidade de Divinópolis, Minas Gerais.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O programa promoverá a capacitação dos cuidadores dos idosos portadores de Alzheimer. A capacitação será feita seis módulos,com duração de seis meses que enfocará diversos aspectos da doença de Alzheimer. Serão cadastrados programa até 50 cuidadores das 18 unidades de Estratégia de Saúde da Família de Divinópolis. Além disso serão feitas visitas domiciliares a fim de avaliar através da escala de Barthel o grau de dependência do idoso e relacioná-la com a sobrecarga emocional do cuidador, avaliada pela escala Zariti. Posteriomente será confeccionada uma cartilha com os módulos abordados na capacitação e distribuídos nas unidades de saúde.

Resultados: O programa promoverá a capacitação dos cuidadores dos idosos, por meio de educação em saúde e desenvolvimento de material educativo sobre o processo de envelhecimento e a Doença de Alzheimer, sintomas, alterações cognitivas, evolução, melhorando a assistência prestada pelo cuidador ao idoso.

Conclusão ou Hipóteses: O programa proporcionará melhor qualidade de vida tanto ao idoso portador de Alzheimer quanto ao seu cuidador. Relacionar sobrecarga emocional do cuidador e grau de dependência do idoso.




Palavras-chave


Cuidador; Alzheimer; Envelhcimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.