Capacitação sobre dengue para as ACS de uma ESF em Cuiabá - MT

Carine Jara da Silva Cardoso, Rafaela Battistuz, Larissa Fernandes Bandeira Amorim, Nathalia Mendonça Costa Lima

Resumo


Introdução: A dengue como doença endêmica no Brasil atinge no verão maior índice de casos. Partindo desse conceito encontra-se a importância das ACS na prevenção da doença. De acordo com os dados do SINAN online, de 1º janeiro a 14 de fevereiro de 2013, o Estado de Mato Grosso registrou 9.389 casos notificados de dengue, no ano de 2012 as notificações no mesmo período foram de 3.762 casos.

Objetivos: Analisar o conhecimento prévio das ACSs sobre a doença, reconhecer suas dificuldades e aprimorar suas informações para melhor desempenho de suas funções. É necessário que elas saibam orientar sobre a importância da prevenção e da promoção da saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho se caracterizou como um estudo qualitativo, exploratório do tipo pesquisa-intervenção em três etapas. Na primeira realizou-se um questionário objetivo com 12 questões com intuito de descobrir as maiores dificuldades das ACS em relação à dengue. Após análise do questionário partimos para a segunda etapa, onde realizou-se uma aula teórica baseada nas respostas das ACS ao que foi perguntado e baseada ainda na cartilha do Ministério da Saúde de 2009 “O Agente Comunitário de Saúde no controle da Dengue”. Em um terceiro momento aplicou-se o mesmo questionário para comparação das respostas e para avaliar a eficiência da aula.

Resultados: Com base no questionário aplicado, a ACS X possui entre 46 – 55 anos, ensino médio completo e trabalha no PSF entre 6 – 9 anos. As ACSs Y, Z e W possuem entre 36 – 45 anos e trabalham no PSF entre 6 – 9 anos. A ACS Y tem ensino superior completo, a ACS Z ensino superior incompleto e a ACS W ensino médio completo. Foi questionada a causa da doença, o agente transmissor, o período de incubação, primeiro sintoma, dengue hemorrágica, medicamento contraindicado, quando encaminhar ao PSF. No primeiro questionário o aproveitamento foi de 89%, sendo que todas as ACSs erraram o primeiro sintoma da dengue, já no segundo questionário, o aproveitamento foi de 100%.

Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se que as ACSs possuem conhecimento básico sobre a Dengue, que sabem se portar frente a um caso suspeito e sabem ainda orientar a população sobre a prevenção e promoção de saúde.Ainda assim, a dengue está presente em todas as épocas do ano e abrangendo sempre maior número de casos, por isso a importância de palestras para conscientizar toda a população.





Palavras-chave


Dengue; Agente Comunitário de Saúde; Capacitação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.