Como identificar necessidades em saúde no contexto da saúde da família?

Tharsila Martins Rios da Silva, Márcia Regina Martins Alvarenga, Maria Amélia de Campos Oliveira

Resumo


Introdução: Entende-se que as necessidades em saúde podem ser compreendidas como necessidades propriamente humanas, uma vez que são socialmente determinadas e estão relacionadas à autonomia, liberdade, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Identificá-las permite direcionar as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), garantindo os princípios da integralidade e equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo identificar as principais necessidades em saúde das famílias classificadas em situação de vulnerabilidade grave e muito grave em uma equipe de ESF.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo epidemiológico, observacional, transversal e quantitativo. Para a identificação das necessidades em saúde das famílias utilizou-se o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), que permite classificar o grau de vulnerabilidade familiar por meio de dimensões, componentes e indicadores. A média aritmética dos indicadores define o índice das necessidades em saúde das famílias, pois, quanto maior a frequência de indicadores pontuados negativamente, maior a necessidade.

Resultados: Os resultados apontaram que das 320 famílias entrevistadas, 47 encontravam-se em situação de vulnerabilidade grave e cinco em situação de vulnerabilidade muito grave. As famílias em situação de vulnerabilidade grave e muito grave apresentaram crianças, adolescentes ou jovens, eram chefiadas por mulheres que não viviam na presença do cônjuge, apresentaram baixa escolaridade e não contavam com uma forma de trabalho formal. Além disso, contavam com baixa renda, sendo que todas as famílias em situação de vulnerabilidade muito grave encontravam-se em pobreza extrema. As necessidades identificadas estavam relacionadas às questões sociais, em especial, necessidade de educação e trabalho seguro.

Conclusão ou Hipóteses: O estudo conclui que famílias em situação de vulnerabilidade grave e muito grave apresentaram necessidades de proteção social. Além disso, destacou-se a importância da utilização do conceito de necessidades em saúde nas equipes de ESF e de fortes investimentos para uma educação de qualidade e para o trabalho formal.


Palavras-chave


Necessidades em Saúde; Vulnerabilidade; Famílias

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.