Perfil das gestantes cadastradas na ESF de Crixás do Tocantins - TO

Vitor Rangel Dornelles, Tábatta Lobo Figueiredo, Marcus Vinicius Ribeiro Fernandes de Andrade, Luizelena Dorneles de Sousa Tamayo, Vladimir Tamayo Maestre

Resumo


Introdução: A atenção materna infantil envolve cuidados durante a gestação, a exemplo das consultas de pré-natal que são de extrema importância para a saúde da mãe e de seu filho. A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da cidade de Crixás do Tocantins conta com uma equipe multiprofissional integrada à comunidade local, que atende todas as gestantes, e realiza ações de promoção e proteção à saúde.

Objetivos: Analisar o perfil das gestantes cadastradas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Crixás do Tocantins-TO, Brasil, no período de 2007 a 2012.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo com análise dos dados da Ficha de Cadastramento da Gestante, do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, relativos às consultas pré-natais do período de 2007 a 2012. A pesquisa incluiu as 116 gestantes que foram assistidas pela Estratégia de Saúde da Família no período descrito.

Resultados: Dos 116 casos analisados houve um predomínio de 94,82% das gestações na idade adulta (n = 100) e 5,18% na adolescência (n = 16), havendo prevalência aos 21 anos (n = 15). Observou-se que em 2011 houve uma maior incidência em detrimento aos demais anos: 31 gestações. Analisando a captação de gestantes observou-se que a maior captação ocorreu nas 8 primeiras semanas (n = 48), seguida de 9 a 12 semanas (n = 43), 13 a 16 semanas (n = 19) e >16 semanas (n = 5).

Conclusão ou Hipóteses: Esses resultados demonstram a importância do trabalho da equipe da UBSF na questão da captação precoce e acompanhamento das gestantes. Além da conscientização da gravidez na adolescência, pois os índices para este fenômeno no munícipio de Crixás do Tocantins (5,8%) foi muito abaixo dos observados para a Região Norte (25,59%) e para o Estado do Tocantins (32,3%).

 



Palavras-chave


Gestação.; Estratégia de Saúde da Família; Epidemiologia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.