Método ativo de ensino-aprendizagem – percepção de alunos usuários

Jocileide Sales Campos, Madson Sales Sousa, Daniel Victor Lima Araujo, Igor Ribeiro Ponte, Mauro Henrique Nascimento Ramalho Filho

Resumo


Introdução: O método Aprendizagem Baseado em Problemas (ABP), se destaca como proposta metodológica capaz de responder aos anseios de mudança curricular dos cursos de medicina (GOMES, 2009). Tem como objetivo estimular o conhecimento e o raciocínio clínico dos estudantes, sendo realizado com a participação de um tutor, e por acadêmicos em grupos de 10 participantes.

Objetivos: Conhecer a percepção dos alunos de medicina sobre o método de ensino ABP.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo qualitativo a partir de entrevistas com aplicação de questionário com duas questões norteadoras a 10 alunos de um grupo de tutoria em uma faculdade de medicina, no período maio/junho 2012. Os dados obtidos foram organizados em categorias por meio da análise do conteúdo. Tal experiência possibilitou os acadêmicos refletirem, compreenderem e evidenciarem o ABP no aprendizado individual e de grupo.

Resultados: O questionário aplicado na pesquisa revelou satisfação dos participantes com o método ABP no curso de medicina. Foram formuladas categorias conforme a percepção sobre o método: aprimoramento do raciocínio clínico; protagonismo no próprio aprendizado; geração de espírito grupal; contribuição valiosa da avaliação motivacional. Foi citado também que se constitui em um bom método de avaliação para o tutor, porém, sem beneficiar o aluno.

Conclusão ou Hipóteses: A maioria dos alunos aprova o ABP por aproximar a medicina da realidade clínica. Na adaptação ao ABP, a avaliação motivacional apoia o crescimento individual e grupal. Houve reflexão dos acadêmicos, aperfeiçoamento de seus conceitos, identificando fatores positivos e negativos sobre o uso do método ABP e percepção da importância de sistematizar este processo avaliativo.

Palavras-chave


Ensino Apredizagem; Estudo Qualitativo; Avaliação Motivacional

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.