Pesquisa-ação e a produção do conhecimento na Atenção Primária à Saúde

Marilene Barros Melo, Luiz Brant

Resumo


Introdução: A produção e socialização do conhecimento no âmbito da Atenção Primária à Saúde exige uma abordagem ampliada dos discursos, saberes e práticas que circulam no complexo campo da saúde. A partir desta concepção a Superintendência de Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) tem buscado utilizar o referencial da Pesquisa-ação na realização de suas pesquisas.

Objetivos: O objetivo do presente trabalho é discutir o emprego da modalidade da pesquisa-ação pela Superintendência de Pesquisa da ESP-MG para a produção do conhecimento no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Análise qualitativa dos documentos relativos à pesquisa, entre eles, cadernos de campo, relatórios, artigos, entre outros, que retratam a fase do desenvolvimento da pesquisa e os seus resultados na modalidade de pesquisa-ação.

Resultados: A pesquisa-ação além de possibilitar a “coleta de dados”, se insere no processo de trabalho em saúde, abre possiblidades de interação entre os pesquisadores e os diversos sujeitos da pesquisa em uma relação de interdependência, conforme preconiza o princípio da alteridade. Nesta perspectiva, instaura diferentes olhares, amplia a compreensão das situações experienciadas e viabiliza o conhecimento do contexto social investigado, privilegiando a transformação das práticas em saúde. O estudo se constitui como uma ação coletiva que não se sustenta em modelos rígidos previamente determinados, pois exige, em seu percurso, adoção de estratégias que se adequem à realidade do processo investigativo.

Conclusão ou Hipóteses: A pesquisa-ação tem se firmado como dispositivo de transformação participativa na qual os sujeitos coletivos interferem com suas análises e proposições nas circunstâncias vivenciadas e na consolidação e/ou reestruturação dos processos de trabalho. É um espaço de novos significados ou de resignificações, de escuta e possibilidade da palavra-ação no âmbito da Atenção Primária.

Palavras-chave


-Ação; Atenção Primária à Saúde; Produção do Conhecimento

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.