Perfil dos exames do colo do útero na unidade do Paracuri Belém - PA

Fernanda Bragagnolo Remor, Camila Eiró Miranda

Resumo


Introdução: O câncer de colo de útero é o segundo mais frequente na população feminina, na Região Norte esse tipo de patologia preocupa por ter a maior incidência e a maior taxa de mortalidade do país. O principal método de rastreamento é o exame citológico do colo do útero. Nesse exame é possível verificar lesões cervicais e a presença de microorganismos que provocam infecções ginecológicas.

Objetivos: Estudar a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, displasias e neoplasias cervicais diagnosticadas através do exame citológico do colo do útero realizado na Unidade de Saúde do Paracuri, e correlacionar os achados com as faixas etárias das pacientes.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram analisadas informações disponibilizadas nos cadernos de registro de mulheres regularmente matriculadas na Unidade de Saúde do Paracuri em Belém, Pará, referentes aos exames citológicos do colo do útero realizados no período de Outubro de 2011 a Outubro de 2012. Foram coletados dados referentes à idade das pacientes e aos resultados dos exames citológicos do colo do útero.

Resultados: Verificou-se que 363 mulheres procuraram a Unidade de Saúde da Família do Paracuri para realização do exame citológico do colo do útero no período analisado. A faixa etária com o maior número de exames realizados foi de 26 a 31 anos com 19,8%. As adolescentes de 13 a 19 anos corresponderam a apenas 6,3% do total de exames. Resultados normais foram observados em 64,4% do exames, o restante, cerca de 35,6% apresentaram agentes infecciosos ou alterações celulares cervicais. Dos esfregaços com agentes infecciosos, 80,9% indicaram a presença de Gardnerella vaginalis. As neoplasias intraepiteliais cervicais foram pouco prevalentes em todas as faixas etárias, correspondendo a 0,82% dos casos.

Conclusão ou Hipóteses: Através desse estudo verificou-se que o exame citológico é importante para detecção de infecções genitais e neoplasias cervicais. Os resultados indicaram muitos casos de infecções genitais por fungos e bactérias. isso mostra que muitas mulheres não fazem uso de preservativo para prevenir essas doenças e talvez se preocupem mais com o uso de anticoncepcionais para controle da natalidade.



Palavras-chave:


Palavras-chave


Câncer de Colo de Útero; PCCU; Gardnerella Vaginalis

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.