Perfil dos usuários das ESF´S de Diamantina - MG, percepção sobre APS

Fabiana Angélica de Paula, Cristhiane Carvalhais Reis Silva, Delba Fonseca, Renata Aline Andrade

Resumo


Introdução: A Atenção Primária a Saúde (APS) é o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. É definida através de seus atributos essenciais e por seus princípios derivados, sendo esses atributos um instrumento para medir a qualidade dos serviços de saúde.

Objetivos: Avaliar o perfil dos usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESF) em Diamantina/MG e a percepção sobre a APS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal em uma amostra aleatória estratificada e proporcional, realizada com 660 indivíduos acima de 20 anos cadastrados em 07 Equipes de Saúde da Família da zona urbana. Os dados foram coletados nos meses de janeiro a agosto de 2012, por meio do instrumento validado no Brasil, Instrumento de Avaliação da Atenção Primária na versão adulta (PCATOOL). Os dados foram digitados e analisados de forma descritiva pelo programa SPSS, versão 20.0.

Resultados: : Dos 615 questionários, 35,4% (218) relataram utilizar outros serviços de saúde e 64,6% (397) utilizam a ESF quando necessitam de atendimento de saúde. Destes, 70,7% (277) são do sexo feminino e 29,3% (120) do sexo masculino. A média de idade 50,5 anos, 85% (343) com renda máxima de R$1.195,00 e, 59,8% (292) possuem baixa escolaridade. 76,8% (274) não tem plano de saúde. 43,6% (268) tem o médico como referência. 77,2% (475) vão ao mesmo serviço de saúde para consulta de revisão. 43,6% (268) relataram ser difícil conseguir atendimento médico quando necessário. 75% (461) são sempre atendidos pelo mesmo profissional e 51,9% (319) concordaram que os profissionais conhecem sua história clínica.

Conclusão ou Hipóteses: Os resultados demonstraram que a ESF é utilizada pela maioria dos indivíduos, há uma demanda feminina nas UBS´s. O médico é o profissional de referência para a população adulta tanto na ESF quanto nos demais serviços de saúde, o que reforça o modelo biomédico,sendo necessário o fortalecimento da APS como uma estratégia para a qualificação da atenção nos preceitos da prevenção e promoção da saúde.






Palavras-chave


PCATOOL; Estratégia de Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.