Perfil epidemiológico da tuberculose no município de Capanema-PA, norte do Brasil

Nadjane dos Santos Sampaio, Aldemir Branco de Oliveira Filho

Resumo


Introdução: Mundialmente, a tuberculose (TB) é a maior causa de morbidade e mortalidade entre as doenças infecciosas, sendo responsável por um quarto das mortes evitáveis em adultos. Na Amazônia Brasileira, a situação epidemiológica da tuberculose ainda é pouco conhecida.

Objetivos: Este trabalho realizou levantamento de casos notificados de TB em residentes no município de Capanema-PA com intuito de quantificar o risco de transmissão da doença e discriminar perfil epidemiológico dos indivíduos infectados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo analisou as fichas de casos notificados de TB pela Secretaria Municipal de Saúde de Capanema-PA entre janeiro de 2003 a dezembro de 2011. O diagnóstico de TB foi baseado em histórico médico, exame físico, baciloscopia de escarro, radiografia do tórax e culturas microbiológicas. Dados clínicos, sócio-demográficos e espaciais foram coletados para caracterização epidemiológica. Os valores absolutos de casos foram testados quanto à normalidade e à homocedasticidade. A variação de casos de TB em relação à forma clínica, sexo, faixa etária, zona de residência e nível de escolaridade foi testada por análise de variância um critério, Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado.

Resultados: Durante a série histórica 2003-2011, 312 casos de TB foram notificados no município de Capanema. As maiores incidências anuais (>45casos/100.000 habitantes) foram observadas no período de 2003-2009. A incidência de TB foi reduzida significativamente em 2010 e 2011. Verificou-se predomínio de TB em indivíduos do sexo masculino (57,1%), na faixa etária de 25 a 64 anos (57,7%), escolaridade reduzida (60,1%) e residindo na área urbana (78,2%) do município. Apesar da redução de notificações da casos de TB em 2010 e 2011, não houve alteração significativa do perfil epidemiológico de casos notificados de TB em Capanema no período de 2003 a 2011.

Conclusão ou Hipóteses: Esta investigação epidemiológica permitiu conhecer as características de TB no município de Capanema, detectou incidência de TB preocupante no período de 2003 a 2009 e a redução significativa na incidência de TB em 2010 e 2011, provavelmente resultado do serviço de saúde dirigido ao controle da doença em Capanema-PA.





Palavras-chave


Tuberculose; Capanema; Incidência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.