Conhecimento de mulheres sobre prevenção do câncer de colo uterino em Ananindeua - PA

Helen Kathia de Souza Alves, Leila do Socorro Santos Duarte, Nalu de Moraes Ribeiro, Emanuele de Jesus Silva de Lima, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer do colo de útero é considerado como um grande problema de saúde pública, pois é o terceiro com maior incidência entre as mulheres. A sua prevenção é um integrante do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PAISM), que possui como principal ação a realização do exame citológico do colo uterino.

Objetivos: Identificar o perfil das usuárias que não realizam o PCCU e avaliar o conhecimento das mesmas sobre a prevenção do câncer de colo do útero.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa se constituiu de um estudo transversal, que foi realizado no período de Setembro de 2011 a Março de 2012 na Estratégia de Saúde da Família Cristo Rei no Município de Ananindeua/PA. A população deste estudo foram 15 mulheres adultas na faixa etária entre 20 a 59 anos. Foi utilizado um formulário contendo perguntas estruturadas e fechadas de múltiplas escolhas para a coleta dos dados no posto de saúde e durante as visitas domiciliares.

Resultados: A maioria 73,3% estava na faixa etária entre 20 - 29 anos, 60% são solteiras, 53,3% completaram o ensino médio e 60% tinham renda familiar menor que 1 salário mínimo. 60% iniciaram atividade sexual entre 16 a 20 anos e 53,4% tiveram entre 2 a 4 parceiros sexuais. Referente ao conhecimento do câncer do colo do útero, 60% referiu que o câncer do colo do útero é uma doença com cura, mas que pode levar a morte, 86,6% referem que a periodicidade correta de realização do PCCU é anualmente e 86,7% afirmam que quando detectado tardiamente o câncer de colo do útero pode provocar a morte. Entre as causas que impossibilitaram a realização do exame 46,5% referem descuido e 26,7% vergonha.

Conclusão ou Hipóteses: A maioria das mulheres possui conhecimento básico sobre o câncer de útero, apresentam muitos fatores de risco para a doença e necessitam de mais esclarecimentos e incentivo para a realização do exame. Constata-se a necessidade de ações de políticas públicas locais que visem ampliar a adesão das mulheres para a prática do cuidado preventivo e realização do PCCU.


Palavras-chave


PCCU; Câncer de Colo de Útero; PAISM

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.