Perfil sociodemográfico e epidemiológico de uma comunidade ribeirinha da Amazônia

Luciana Soares do Nascimento, Luísa Margareth Carneiro da Silva, Rosa Maria Dias, Hellen Cristina Campos de Moraes, Tatiana dos Reis Raiol

Resumo


Introdução: Os indicadores sociodemográficos, econômicos e epidemiológicos podem evidenciar características que possibilitem a avaliação da qualidade de vida de indivíduos. E os resultados da avaliação, destes indicadores, podem servir para traçar medidas e novas formas de planejamento para resolução de possíveis problemas presentes na atual condição de saúde.

Objetivos: Traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico da comunidade ribeirinha Cacau na Ilha do Combú, área metropolitana de Belém/PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal de amostra por demanda espontânea composta de 28 famílias (n=85 pessoas),realizado no período de agosto à novembro de 2012,nas ações do Programa de extensão da Universidade Federal do Pará em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil,“Programa Luz na Amazônia”, com aplicação de questionário semi-estruturado com variáveis sociodemográficas e epidemiológicas.

Resultados: Características da população: 41,18% crianças; 10,58% adolescentes;40% adultos;8,23% idosos > 60 anos.A maioria é do sexo feminino 62,35%.Escolaridade: média 3,24(±2,8) anos de estudo.Fonte de renda: extração de açaí (60,7%) ;Bolsa Família( 32,14%); Renda mensal: <1-2 salários (med. de R$ 475,00 mês);Casas construídas de madeira (100%).Saneamento básico e serviço de saúde inexistentes. Doenças infecciosas referidas como mais frequentes nos últimos 5 anos: Hanseníase (9,41%),sobretudo em adultos e Malaria (14,11%),nas crianças a maior prevalência foi de viroses sazonais. Doenças não transmissíveis em adultos: Obesidade (29,41%) e HAS (14,70%),sendo esta prevalente em mulheres > 45 anos.

Conclusão ou Hipóteses: A falta de acesso à serviços de saúde,saneamento básico,baixa escolaridade e renda,evidenciam a susceptibilidade dessa comunidade à doenças e agravos. Resultando na alta prevalência de doenças infecciosas como Malária e Hanseníase ,além de doenças crônicas como Obesidade e HAS,apontando para a necessidade da prática de ações de saúde voltadas para melhoria da qualidade de vida desta população.






Palavras-chave


Epidemiológico; Ribeirinhos; Vulnerabilidade Social

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.