Protocolo institucional de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) na APS

Priscila Vieira Pacheco, Ana Líria de Souza, Alex Ricardo de Camargo, Edilaine Cristina Defaveri, Lais Zwicker Bueno da Costa

Resumo


Introdução: O ACCR é um dispositivo que opera os princípios da Política Nacional de Humanização e tem como meta implantar uma assistência com responsabilidade e vínculo, ampliando o acesso do usuário ao SUS, por meio do acolhimento resolutivo, baseado em critérios de risco. Para isso é fundamental que as equipes estejam instrumentalizadas e qualificadas para identificação de risco/vulnerabilidade do usuário.

Objetivos: Elaborar um Protocolo Institucional para o ACCR, frente às demandas espontâneas de emergências e urgências na APS, de forma organizada e sob a lógica das necessidades locais de saúde, visto que existe recomendação ministerial e municipal sobre o assunto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Levantamento de literatura nacional e internacional baseado em evidência. Formação do grupo de condução. Realização de 06 encontros para o levantamento: principais queixas clínicas dos adultos nas demandas espontâneas dos equipamentos de Atendimento Médico Ambulatorial (AMA), revisão de protocolos nacionais e internacionais, discussão clínica com os enfermeiros assistenciais, elaboração dos fluxogramas baseados na abordagem sindrômica (queixa clínica, sinais e sintomas). Validações práticas dos fluxogramas em serviços de alta, média e baixa complexidade pelos enfermeiros assistenciais e equipe técnica. Revisão dos fluxogramas. Aprovação técnica do material por uma equipe de especialista.

Resultados: Obteve um instrumento para o manejo do ACCR realizado pelo enfermeiro com 25 fluxogramas de atendimento, baseado na perspectiva do processo de enfermagem, considerando as dimensões subjetivas, biológicas e sociais do adoecer para orientar, priorizar, agilizar e decidir os encaminhamentos necessários e resolução do problema do usuário frente às demandas espontâneas de urgência, emergência e não urgência nos serviços de saúde. Esse instrumento é utilizado 100 enfermeiros assistenciais capacitados tecnicamente e em 10 equipamentos de AMA há um ano e seis meses, sendo considerado um dispositivo facilitador do processo de atendimento na Atenção Básica de Saúde.

Conclusão ou Hipóteses: O instrumento permitiu que o grupo validasse um Protocolo Institucional de ACCR para os enfermeiros, a fim de contribuir na assistência qualificada e sistematizada do profissional de AMA da Atenção Básica de Saúde (APS). Existem dados que evidenciam a melhora do processo de classificação de risco e relatos de satisfação do usuário na agilidade do atendimento frente às suas necessidades.








Palavras-chave


Acolhimento com Classificação de Risco; Protocolo; Atenção Básica de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.