Rastreamento do câncer de mama: uma experiência de interdisciplinaridade, educação e autocuidado

Maria Cecília Silva Teixeira

Resumo


Introdução: O câncer de mama é a segunda causa de óbito entre mulheres e vem aumentando de incidência. As mudanças nos hábitos de vida contribuem para esta elevação. Pode ser diagnosticado precocemente através da mamografia. Muitas mulheres não realizam o exame. Intensificar atividades de vigilância e educação para saúde pode contribuir alterar esta realidade.

Objetivos: O objetivo principal foi sensibilizar usuárias e profissionais para a importância da detecção precoce do câncer de mama através da realização da mamografia. Como meta secundária instituir rotina de atividades educativas e fomentar a integração dos profissionais da unidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram identificadas mulheres na faixa etária indicada para a realização de mamografia de rastreamento e entregue convites personalizados pelo ACS para as atividades coletivas/educativas. O mês escolhido foi outubro por ser dedicado a prevenção do câncer de mama mundialmente. As atividades foram interdisciplinares abordando aspectos relacionados ao desenvolvimento das doenças crônicas não transmissiveis. Destaque para estilo de vida, aspectos nutricionais e hábitos, como sedentarismo e uso de substâncias quimicas. Estímulo especial ao autocuidado. No atendimento individual atuaram em conjunto enfermeiros, generalista e ginecologista, através da discussão dos casos durante o atendimento.

Resultados: Foram convidadas 150 mulheres. Participaram 102 usuários, sendo 100 mulheres e 2 homens. Estes, encontravam-se na unidade e interessam-se em participar, sendo agregados ao grupo. Foram aplicados questionários de satisfação por amostragem. Responderam 45, sendo todas as avaliações positivas e de incentivo a continuidade das atividades.

Conclusão ou Hipóteses: Houve benefícios para usuários e profissionais, favorecendo o matriciamento e qualificando ainda mais a assistência ofertada a todas as mulheres vinculadas a unidade. O trabalho continua através da monitorização da realização das mamografias solicitadas, gerando plano de cuidados individual. Não basta captar as mulheres e solicitar o exame. É preciso vigilância e envolvimento para o autocuidado.





Palavras-chave


Câncer de Mama; Interdisciplinaridade; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.