Educação permanente: valorizando o trabalho do agente comunitário de saúde

Natália Amorim Ramos, Cione Aparecida Barbosa Leite

Resumo


Introdução: O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos principais atores da Estratégia da Saúde da Família, por morar na sua área de atuação, conhecer a comunidade e ter maior facilidade de acesso aos domicílios, sendo um articulador do processo de trabalho da equipe. Através da educação permanente torna-se possível desenvolver potencialidades e habilidades, além de estimular a capacidade crítica.

Objetivos: A capacitação visou promover troca de saberes entre os ACS habilitando-os junto à equipe multiprofissional como profissional crítico, reflexivo e ético, transformador da realidade desenvolvendo ações de promoção e prevenção de agravos na família e comunidade por meio de processo educativo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: METODOLOGIA: Após acompanhar “in loco,” o trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família foi constatado que tal segmento de profissionais careciam de subsídios teóricos, que pudessem otimizar a sua prática. Então foi desenvolvido um material didático e realizado uma capacitação de 5 dias focada na tríade AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO para todos os ACS do município. O trabalho foi conduzido numa perspectiva dialógica e interativa com situações reais de trabalho vivenciadas pelos mesmos. Foram trabalhados os temas: Motivação no Trabalho, História da Saúde no Brasil, Atribuições e Competências dos ACS, Saúde do Trabalhador, Trabalho em Equipe e Métodos e Práticas de Trabalho do ACS.

Resultados: Durante a semana foram abordados diversos assuntos relacionados ao trabalho do ACS: direitos e deveres, atribuições, comunicação, ética e trabalho em equipe. Trabalhos em grupos menores para leitura de textos e discussão dos temas, aulas expositivas e interativas e produção de atividades foram realizadas. Ao definir o ACS como peça fundamental para o sistema de saúde, faz-se necessário perceber que precisam ser reconhecidos e valorizados em relação ao seu papel na equipe de saúde. Ao fim percebeu-se o quão enriquecedor as oficinas foram para os participantes, modificando olhares, visões e processos de trabalho, bem como a elevação da autoestima e integração entre os participantes.

Conclusão ou Hipóteses: CONCLUSÃO: Diante do exposto podemos constatar que a semana de capacitação atingiu os objetivos almejados. Esta semana foi o marco que proporcionou a motivação para uma transformação no Ser e no Fazer do ACS e aproveitando o momento propício propomos a continuidade de ações de capacitação em serviço, através de uma política de Educação Permanente.


Palavras-chave


Educação Permanente; Agente Comunitário de Saúde; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.