Eficácia de um programa de capacitação presencial em saúde auditiva para ACS

Débora Frizzo Pagnossin, Daniele Laís Urnau, Indiara de Mesquita Fialho

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa garantir o acesso à saúde a partir de visitas regulares aos usuários pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), prestando assistência integral e intervindo nos fatores de risco existentes, incluindo os que afetam a audição, cujas alterações comprometem a qualidade de vida. Assim, os ACS devem ter conhecimento sobre a deficiência auditiva.

Objetivos: Avaliar a eficácia de uma capacitação em saúde auditiva para ACS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Participaram 50 ACS do município de Itajaí - SC, divididos em dois grupos de 25 ACS. A capacitação realizada foi presencial por meio de aula expositiva e dialogada e atividades práticas, com duração de 15 horas/aula, divididas em três encontros, durante três dias consecutivos. O material teórico da capacitação foi adaptado do material da Organização Mundial de Saúde (OMS) adaptado e validado para o português por Alvarenga et al. (2008). O aproveitamento do programa de capacitação para ACS foi avaliado pela comparação do desempenho dos ACS em um questionário com perguntas fechadas aplicado antes e após a conclusão da capacitação.

Resultados: A maioria dos ACS possuía ensino médio completo, mais de cinco anos de atuação e curso de formação específico, atuando em equipes da zona urbana e rural, em que já houve atuação fonoaudiológica. Antes da capacitação, os ACS mostravam conhecimento suficiente na maioria das categorias de conhecimento investigadas, exceto anatomia e fisiologia da audição e tratamento da deficiência auditiva. Ao final, observou-se predomínio do conhecimento suficiente, salvo por dois itens que chamam a atenção como conhecimento insuficiente: triagem auditiva e dificuldade de audição. Quanto à avaliação da metodologia, recortes das falas dos ACS durante os encontros presenciais mostraram indicadores positivos.

Conclusão ou Hipóteses: O programa mostrou-se eficaz na capacitação dos ACS, pois a maioria dos ACS que participaram da pesquisa apresentou acréscimo nos conhecimentos sobre saúde auditiva após a capacitação.


Palavras-chave


Capacitação; Saúde da Família; Audição

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.