Reflexões sobre a promoção da saúde e a prática educativa

Luciana Janeiro Silva, Regina Simões

Resumo


Introdução: Em um panorama em que os serviços de saúde, a despeito de um discurso de promoção da saúde, ainda reproduzem ações educativas normatizadoras e centradas em hábitos individuais considerados ‘saudáveis‘, este trabalho se propõe a refletir trabalho sobre os limites e as possibilidades do projeto de promoção da saúde e seu atravessamento com a prática educativa.

Objetivos: O trabalho pretende pensar uma aproximação a, como descreve Vasconcelos (2004) “um jeito brasileiro de se fazer promoção”. Os temas geradores de tal análise se dividem nas seguintes categorias: educação em saúde, prática educativa, prevenção e promoção da saúde e participação popular.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para tais desdobramentos buscamos, através de pesquisa bibliográfica, percorrer documentos que discorrem sobre os temas geradores de tal análise. A pesquisa-ação proposta consiste em uma forma de ação planejada de caráter social, educacional e técnico (Thiollent, 1996). A pesquisa-ação capacitou mulheres, ex-tabagistas, de uma comunidade do Complexo da Maré, Rio de janeiro, para atuarem com outras mulheres de seu entorno comunitário na promoção da saúde integral, com ênfase especial sobre o (grave) problema do tabagismo feminino.

Resultados: Nutrir o debate acerca de educação em saúde e de seus desdobramentos na promoção é importante para a manutenção do espírito crítico e reflexivo no desenvolvimento de atividades que envolvam os serviços, profissionais, técnicos e usuários.No nosso entender o discurso de promoção da saúde, seja qual for a tendência, somente estará em consonância com a educação em saúde transformadora quando o direcionamento de suas ações estiver engajado na luta pela cidadania.

Conclusão ou Hipóteses: A experiência aqui discutida ressalta a mediação que pode ser feita através da articulação da ação de promoção com a prática educativa orientada pelos princípios da educação popular.





Palavras-chave


Promoção da Saúde; Tabagismo; Mulheres

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.