Relato de experiência sobre capacitação de acs em uma USF em Belém

Juliana Moraes Dias, Aluízio Augusto Pereira Semblano, Camilla Corrêa Neri

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família surgiu com o objetivo de reorientar o modelo assistencial para um preventivo, criando uma nova dinâmica de atenção nas Unidades básicas de Saúde, através da implantação de uma equipe multiprofissional, na qual os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são os elos com a comunidade. Assim, a capacitação dos ACS é de suma importância para o bom funcionamento da ESF.

Objetivos: Relatar a experiência dos acadêmicos de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) na USF do Tenoné em Belém-PA em uma dinâmica de capacitação de ACS associado aos temas de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi elaborado um questionário com dez questões, sendo cinco sobre Hipertensão Arterial e cinco sobre Diabetes Mellitus, e aplicado a oito ACS presentes na USF Tenoné. Foram abordados questionamentos comuns em cada questão elaborada, a fim de elucidar eventuais dúvidas comuns sobre o assunto. Todos os ACS responderam o questionário sozinhos e posteriormente foram corrigidos coletivamente. Ao fim da correção de cada questão foi realizada uma explicação sobre o assunto elucidado nesta, seguido de uma discussão entre os acadêmicos de medicina, professores e ACS, por fim foram retiradas às dúvidas remanescentes dos ACS sobre o exposto e também em relação ao questionário que fora aplicado.

Resultados: Dentre os oito ACS que responderam o questionário contendo dez questões, constatou-se que apenas dois acertaram todos os questionamentos, três obtiveram nove acertos, dois acertaram oito questões e um apenas a metade do teste. Foi possível constatar durante a discussão e com o questionário, em geral, os ACS possuem conhecimento básico sobre Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, e são capazes de passar informações corretas à população, entretanto, muitas vezes, se deixam levar por suas convicções pessoais, todavia discutiram e aceitaram bem as informações passadas, assimilando-as e assumindo seus eventuais equívocos.

Conclusão ou Hipóteses: Em uma de equipe multiprofissional, o ACS assume um papel de suma importância: é o profissional mais próximo e acessível a população, por isso a importância de capacitações constantes, a fim de inseri-los cada vez mais em momentos educativos e instigá-los a buscar mais conhecimento técnico, favorecendo também a interação entre a instituição de ensino com a USF e também com a comunidade.


Palavras-chave


Capacitação; ACS; HAS e DM

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.